Som, som, som! Apodere-se dos sons.

Extratos de um darshan de Srila B.R. Sridhar Dev Goswami Maharaja:


" Um sábio explicou em seu sutra que as epidemias que assolam as massas devem-se à contaminação do éter causada pelo som impuro.

Quando os advogados e promotores na Corte começam a mentir em nome da Justiça, estas vibrações contaminam o éter, que por sua vez contaminam o ar e a água que as pessoas respiram e bebem, resultando em epidemias. (nota: compreenda-se: Um tipo de epidemia diferente da atual, que no entanto, pode sim, ter relação indireta.)

...Sons absurdos estão penetrando e contaminando o éter, o ar, a água e a própria estrutura molecular de cada pessoa, lugar e coisa.
...As linhas de comunicação estão repletas de sons impuros, desde os mais elementares livros escolares até as filosofias ditas mais avançadas.

Os embusteiros do Congresso são outro exemplo excelente da poluição intencional dos canais sonoros.

...Mas, se introduzíssemos no éter o som espiritual, se o saturássemos com a vibração do som transcendental do nome de Deus, o mantra purificaria, iluminaria e saturaria cada ser com suas potências.

Cheto-darpana-marjanam. No início, o som espiritual do mahamantra ( Hare Krsna Hare Krsna/ Krsna Krsna Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama/ Rama Rama Hare Hare) limpa a poeira material do espelho de nossa mente.

A mente é como o médium conectante entre o espírito e sua cobertura material externa: o corpo.

A alma não tem atividade material. Quando coberta por maya, a ilusão, a alma permanece dormente, num estado de animação suspensa.

Contudo, tamanha é a magnitude da alma que ela espalha consciência em todas as direções.

...A mente, quando se limpa por meio do maha-mantra, fica inevitavelmente purificada; todas as invencionices materiais, sendo a causa de nosso sofrimento, são forçosamente mortas de fome.

Inundar a mente com som transcendental é algo assim como pisar no pino de uma bomba: aquelas concepções errôneas de sofrimentos e desfrutes materiais são todas estraçalhadas, mortas, e a mente material é plenamente conquistada sem que reste nenhum inimigo para trás.

Nesse momento, a mente reflete o conhecimento, a qualidade, e a energia espiritual da própria alma.

Em seguindo vem, bhava-maha-davagni-nirvapa-nam: a extinção do fogo da vida condicionada.
Nirvana, que muitas pessoas estão desejando compreender dos textos budistas, significa extinguir o fogo da existência material.

...Depois vem, shreyah-kairava-chandrika-vitaranam-vidya-vadhu-jivanam. O som transcendental espalha a luz de bendições, de sugestões pacíficas e destemor, e nenhuma ansiedade invadirá mais a mente.
Após sairmos do ventre, encaramos o mundo com muitos medos enraizados. Há segurança? Existirá felicidade? Existirá paz?

A resposta é a semente básica: Om, que, neste sentido, significa um grande e espiritual SIM. Om; SIM – uma resposta positiva.

A mera negação da mente não satisfará as questões da alma; algo de positivo deve ser dado. O mahamantra inunda a mente com sugestões da verdade.

E... anandam-budhi-vardhanam-pratipadam-purnamritasvadanam. Um grande gole do bem-aventurado oceano de néctar é servido à alma, que tem estado sedenta desde tempos imemoriais.

Sarvatma-snapanam-param-vijayate-sri-krsna-sankirtanam. Neste ponto temos duplos significados: um interno e outro externo.

Sarvatman significa todos os seres (jivas). O santo nome banha todas as almas em amor, bem-aventurança, e conhecimento transcendental.

O som transcendental conquista completamente a alma com suas sublimes potências. Mas atman possui significados, como foram dados por Sri Chaitanya Mahaprabhu; significa a Suprema Verdade Absoluta, o corpo, a mente, o esforço, a inteligência, a convicção e a natureza.

Ao pronunciar o puro som do mahamantra invadimos a própria causa de tudo o que existe. A mente, o corpo e a alma – e até a própria natureza – podem ser convertidos para sua natureza transcendental pela simples pronuncia do Seu puro nome.
Capturem as ondas sonoras que são a causa de cada item da existência e saturem-nas do nome de Deus! O resultado será a total transformação de energia.

Som, som, som! Apodere-se dos sons. Aposse-se das ondas sonoras, dentro do éter e sua felicidade estará garantida na vida espiritual."

fonte e darshan completo:
Transcrito por Acyutananda Prabhu, Nabadwipa, Índia 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário