Introdução ao Vaishnavismo


Jaya Sri Sri Guru-Gauranga!

Jaya Sri Sri Radha-Vinodabihariji!



Introdução ao Vaisnavismo

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane
sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Ofereço pranama a om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja que é muito querido por Srimati Radhika.

sri-krsna-lila-kathane sudaksam audarya-madhurya-gunais ca yuktam
varam varenyam purusam mahantam narayanam tvam sirasa namami

Srila Narayana Maharaja é perito em descrever Krsna-lila. Ele está dotado com as qualidades da magnanimidade e doçura e é a melhor dentre as grandes almas. Por estar sempre saboreando a doçura de Krsna, ele é capaz de distribuir livremente esta doçura para os outros. Curvo-me e coloco minha cabeça aos seus pés de lótus.

tridandinam bhakta-siromanim ca sri-krsna-padabja-dhrtaika-hrdi
caitanya-lilamrta-sara-saram narayanam tvam satatam prapadye

Srila Narayana Maharaja, a jóia dentre os tridandi-sannyasis, sempre mantem os pés de lótus de Radha e Krsna em seu coração, especialmente quando Krsna serve Srimati Radhika. Ele medita profundamente em Sri Caitanya Mahaprabhu e nas razões internas para Seu aparecimento. Curvo-me aos pés de lótus de Srila Narayana Maharaja que possui inumeráveis qualidades transcendentais.

gurave gauracandraya radhikaya tadalaye
krsnaya krsna-bhaktaya tad bhaktaya namo namah

Ofereço minhas reverências a Sri Gurudeva, Sri Gauracandra, Srimati Radhika e Suas associadas, Sri Krsna e Seus devotos e a todos os Vaisnavas.

sri krsna-caitanya prabhu-nityananda
sri advaita gadadhara sricasadi-gaura-bhakta-vrnda

hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare

APLICANDO TILAKA

Toque a água do pancapatra e cante o seguinte tirtha-avahana para invocar vários rios sagrados para o pancapatra:

gange ca yamune caiva
godavari sarasvati
narmade sindho kaveri
jale 'smin sannidhim kuru

Ó Ganga, ó Yamuna, Ó Godavari, Ó Sarasvati, Ó Narmada, Ó Sindhu, Ó Kaveri, por favor se tornem presentes nesta água.

Use esta água e gopi-candana para fazer uma pasta na mão esquerda. Cante os seguintes slokas enquanto aplica tilaka nas diferentes partes do corpo:

Na testa: om kesavaya namah
Na barriga: om narayanaya namah
No peito: om madhavaya namah
No pescoço: om govindaya namah
No lado direito da barriga: om visnave namah
No braço direito: om madhusudanaya namah
No ombro direito: om trivikramaya namah
No lado esquerdo da barriga: om vamanaya namah
No braço esquerdo: om sridharaya namah
No ombro esquerdo: om hrsikesaya namah
No alto das costas: om padmanabhaya namah
Na região baixa das costas: om damodaraya namah

Lave com água a gopi-candana que sobrar e qualquer água que restar deve ser espalhada na sikha, na parte posterior da cabeça, cantando 'om vasudevaya namah'.


EXECUTANDO ACAMANA

O acamana comum (sadharana-acamana) deve ser executado antes de qualquer atividade devocional comum. Coloque três colherinhas de água do pancapatra na palma da mão direita e cante ' om kesavaya namah ', em seguida sugue um pouco da água e jogue o resto fora. Coloque uma colherinha de água novamente na palma da mão direita e dispense para purificá-la. Repita todo o procedimento mais duas vezes, cantando ' om narayanaya namah ' e ' om madhavaya namah '.


DEVERES DURANTE O BRAHMA-MUHURTA

O amanhecer (arunodaya) compreende o período de 1hora e 36 minutos antes do sol nascer. os primeiros 48 minutos desse período são denominados brahma-muhurta, o período do dia mais benéfico para o cultivo da vida espiritual.

1. Acordar.
2. Cantar os nomes das deidades que você está servindo (ex. Jaya Sri Sri Guru-Gauranga, Sri Radha-Vinoda-bihari ky jaya!)
3. Cantar o Panca-tattva mantra e o Maha-mantra enquanto se levanta da cama.
4. Lavar os olhos.
5. Escovar os dentes.
6. Defecar e urinar.
7. Tomar banho (snana)
8. Arrumar a sikha (sikha-badhana).
9. Vestir-se.
10. Aplicar tilaka (tilaka-dharana).
11. Meditar nos pés de lótus de Srila Gurudeva, glorificando-o ao cantar Sri Guru-vandana e Sri Gurvastaka.
12. Cantar krsna-nama e as orações matinais com devoção profunda.
13. Fazer acamana.
14. Fazer sandhya-upasana, cantar os mantras dados pelo guru. De manhã e ao meio-dia deve-se sentar de frente para o Leste e após o por-do-sol de frente para o Norte.


PROCEDIMENTO PARA PRESTAR REVERÊNCIAS

svavame pranamed-visnum
daksine gauri-sankarau
guru agre pranamy eta
anyatha nisphalo bhavet

Deve-se oferecer reverências mantendo Sri Visnu do lado esquerdo, Gauri Sankara do lado direito e Sri Gurudeva na frente. De outra forma o pranama é em vão.


APARADHA (OFENSAS)

Um bhakti-sadhaka e especialmente aqueles ocupados na adoração à Deidade devem se tornar completamente livre de seva-aparadha (ofensas ao serviço à Deidade) e nama-aparadha (ofensas ao santo nome). Deve-se ser extremamente cuidadoso durante todo o tempo para não cometer essas ofensas.

Nama-aparadhas (ofensas ao santo nome)

1. Blasfemar os devotos que estão ocupados no puro serviço devocional a Sri Hari.
2. Considerar os semi deuses como Siva e Brahma como sendo independentes de Visnu e considerar os nomes destes semideuses como sendo independentes do santo nome de Sri Hari. Isto significa dizer, considerar os semideuses considerar os semideuses como sendo independentes de Sri Visnu e também considerar o nome, forma, qualidades e passatempos de Sri Krsna como estando separados do svarupa (personalidade) de Sri Krsna.
3. Desobedecer às ordens de Sri Gurudeva que está estabelecido na compreensão apropriada do tattva d santo nome.
4. Blasfemar os Vedas e as literaturas que estão de acordo com eles.
5. Considerar as glórias do santo nome como sendo um exagero .
6. Considerar as glórias de Sri Bhagavan como sendo imaginárias.
7. Cometer atividades pecaminosas se fiando no santo nome.
8. Considerar o cantar do santo nome como sendo equivalente à execução de outras atividades auspiciosas mencionadas na seção karma-kanda dos Vedas; ser preguiçoso no cantar do santo nome ou ignorá-los.
9. Pregar as glórias d santo nome para pessoas infiéis que não desejam ouvir e ue são hostis em relação à bhagavad-bhakti.
10. Ao invés de ouvir as glórias ilimitadas do santo nome, manter o apego mundano relativo ao 'eu' e 'meu' devido à falsa identificação com o corpo material, não demonstrando, assim, nenhum apego ou gosto pelo santo nome.

Seva-aparadha (ofensas no serviço à Deidade)

1. Entrar no templo calçado ou sendo carregado num palanque.
2. Não seguir os dias prescritos de festival e procissões para o prazer de Sri Bhagavan.
3. Evitar prestar reverências na frente da Deidade.
4. Oferecer reverências somente com uma mão tocando o chão.
5. Dar as costas para a Deidade no momento de circundar.
6. Estender as pernas na direção das Deidades.
7. Sentar diante da Deidade abraçando os joelhos dobrados.
8. Deitar na frente da Deidade.
9. Comer na frente da Deidade.
10. Mentir na frente da Deidade.
11. Falar alto na frente da Deidade.
12. Falar algo que não seja haki-katha diante da Deidade.
13. Chorar na frente da Deidade.
14. Discutir ou brigar na frente da Deidade.
15. Castigar ou favorecer alguém na frente da Deidade.
16. Repreender alguém ou usar palavras ásperas diante da Deidade.
17. Blasfemar alguém na frente da Deidade.
18. Glorificar alguém na frente da Deidade.
19. Usar linguagem vulgar na frente da Deidade.
20. Flatulência ou arroto diante da Deidade.
21. Oferecer respeitos e reverências a outra pessoa que não o guru diante da Deidade.
22. Sentar-se de costas para a Deidade.
23. Mascar folhas de betel (pana) ou tabaco na frente da Deidade.
24. Oferecer reverências ou preces a Deidade com o corpo impuro ou contaminado.
25. Usar um xale ou manta de lã enquanto adora a Deidade.
26. Evitar a adoração opulenta da Deidade embora alguém possa ser capaz de executá-la.
27. Comer algo não oferecido à Deidade.
28. Não oferecer as frutas da época e outros ingredientes à Deidade.
29. Oferecer comida à Deidade que já tenha sido parcialmente comido (em outras palavras, a comida não deve ser distribuía antes de ter sido oferecida).
30. Sentar-se em silêncio e não recitar preces diante do guru.
31. Vangloriar-se na frente do guru.
32. Blasfemar os semideuses.

Além destas 32 ofensas, as seguintes ofensas são mencionadas no Varaha Purana e também devem ser evitadas.
33. Tocar a Deidade num local permeado pela escuridão.
34. Entrar no altar sem fazer nenhum som (abrir a porta sem bater palmas).
35. Adorar à Deidade de uma maneira especulativa, desobedecendo as regras apropriadas.
36. Oferecer à Deidade comida que foi vista por um cão.
37. Quebrar o silêncio enquanto executa adoração à Deidade.
38. Adorar à Deidade sem ter limpado os dentes.
39. Adorar à Deidade com flores proibidas.
40. Começar a adorar à Deidade após ter feito sexo.
41. Adorar à Deidade após ter tocado numa mulher em seu período menstrual.
42. Adorar à Deidade após ter tocado nu corpo morto.
43. Adorar à Deidade usando roupas azuis ou vermelhas, roupas usadas e não lavadas ou roupas usadas por outros.
44. Adorar à Deidade após ter visto um corpo morto.
45. Adorar ou tocar a Deidade após ter ficado irado.
46. Adorar à Deidade imediatamente após ter retornado de um crematório.
47. Tocar ou realizar adoração à Deidade após ter passado óleo no corpo.
48. Adorar à Deidade com flores trazidas nas folhas da planta do óleo de rícino.
49. Adorar à Deidade sentando-se diretamente no chão ou num assento elevado.
50. Adorar à Deidade com flores murchas ou passadas.
51. Cuspir ou assoar o nariz durante a adoração à Deidade.
52. Considerar-se um grande adorador.
53. Aplicar tilaka não retilínea na testa.
54. Entrar no templo sem ter lavado os pés.
55. Tocar a Deidade com a mão esquerda enquanto A banha.
56. Oferecer comidas preparadas por devotos não-iniciados ou não-devotos para a Deidade.
57. Adorar à Deidade na frente de não devotos.
58. Adorar à Deidade enquanto transpira.
59. Adorar à Deidade após ter visto uma pessoa portando uma guirlanda de caveiras.
60. Recusar as guirlandas remanentes das Deidades.
61. Prestar um juramento em nome dos santos nomes.
62. Desrespeitar os sastras que glorificam o serviço devocional a Sri bhagavan e demonstrar respeito a outras escrituras.
63. realizar adoração em momentos inauspiciosos , como tarde da noite.
64. Executar arcana com água que foi tocada pelas unhas.

OBSERVANDO EKADASI E OUTROS DIAS SANTOS

Alimentos a serem evitados durante todo o ano
Nunca ingerir carne, peixe, aves, ovos, cebola, alho, cenoura, lentilhas vermelhas ou cogumelos.

Alimentos que podem ser consumidos durante todo os dias do ano (incluindo Ekadasi e Caturmasya

• todas as frutas frescas ou secas
• batata, abóbora, pepino, rabanete, azeitona
• todos os açúcares
• todos os produtos puros derivados do leite (exceto iogurte no 2º mês de caturmasya e leite no 3º mês de caturmasya)
• frutos oleaginosos (nozes, castanhas, amêndoas, etc.)


Ekadasi

Ekadasi é o décimo-primeiro dia da lua crescente ou da lua minguante.

É denominado Suddha Ekadasi quando todo o décimo-primeiro dia lunar transcorre no intervalo entre um nascer do sol do primeiro e segundo dias.

Viddha Ekadasi significa que o décimo-primeiro dia lunar começa num dia solar e termina no dia solar seguinte, isto é, após o nascer do sol do dia seguinte. Em caso de Viddha Ekadasi, observam-se as restrições no Dvadasi que é o décimo-segundo dia da lua.

A idéia essencial é comer de forma simples uma ou duas vezes, de modo que a pessoa possa passar a maior tempo possível cantando e lembrando de Sri Sri radha-Krsna.

Alimentos evitados durante o Ekadasi:
• tomate, beringela, pimentão, beterraba, quiabo e couve-flor
• todas as verduras e folhas (incluindo temperos como orégano, hortelã ou qualquer chá)
• todos os tipos de grãos e seus derivados como tofu, óleo de soja, etc.
• loki, parmal, toroi, kunli e flor de bananeira

Temperos que não podem ser usados no Ekadasi:
• assafétida
• feno grego
• cominho
• mostarda
• tamarindo
• cardamomo
• noz moscada
• gergelim
• fennel

Temperos que podem ser usados no Ekadasi:
• gengibre fresco
• sal puro
• tumerique (açafrão da terra) fresco

Caturmasya

Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada escreve no significado do verso 169, capítulo 4, Madhya Lila do Caitanya Caritamrta (p.344-345):

" O período de Caturmasya começa no mês de Asadha (junho-julho), a partir do dia d Ekadasi chamado Sayana-ekadasi na quinzena da lua crescente. O período termina no mês de Kartika (outubro-novembro) no dia do Ekadasi conhecido como Utthana-ekadasi, na quinzena da lua crescente.Est período de quatro meses é conhecido como Caturmasya. (...) O período integral, quer lunar, quer solar, acontece durante a estação das chuvas. Todas as camadas da população devem observar Caturmasya. Não faz diferença se alguém é grhastha ou sannyasi. A observância é obrigatória para todos os asramas. O verdadeiro propósito que há por trás do voto observad durante estes quatro meses é diminuir a quantidade de gozo dos sentidos. Isso não é muito difícil".

Durante todos os cinco meses de Caturmasya (incluindo o mês de Purusottama), não ingerir beringela, tomates, loki, parmal, urad dal, mel, gergelim nem óleo de mostarda


• Primeiro mês de Caturmasya
Não ingerir verduras, tais como espinafre, qualquer tipo de folha, repolhos de qualquer tipo, couve, ervas como coriander, menta, curry e chás.
Brahmacaris e sannyassis não fazem a barba.

• Segundo mês de Caturmasya
Não consumir iogurte (se for necessário para a saúde beber diluído em água).

• Terceiro mês de Caturmasya
Não ingerir leite (se for necessário para a saúde beber diluído em água).

• Quarto mês de Caturmasya
Não consumir óleo de mostarda nem gergelim.


ARCANA – ADORAÇÃO À DEIDADE

O título do livro Arcana dipika, significa "a lâmpada que ilumina arcana". O termo arcana significa honrar ou adorar. Como um dos nava-laksana, os nove processos de serviço devocional, refere-se à adoração da forma de Deidade do Senhor. Arcana Dipika ensina-nos exatamente como este serviço é executado e como satisfazer o Senhor através deste processo de adoração. Pela misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu; dos Seis Gosvamis e de outros seguidores contemporâneos de mahaprabhu; e mais recentemente, Srila A.C. Bhaktivedanta Svami Maharaja, o processo de adoração à Deidade, que é o método autêntico de se aproximar de Sri Bhagavan, foi apresentado ao mundo inteiro com sucesso.

Aqui se faz necessário incluir algumas palavras de cautela. Embora o Arcana Dipika ensine o processo de adoração à Deidade, arcana não pode ser praticado por meramente seguir este livro. Para praticar arcana em sua forma pura, que desperta bhakti, a pessoa deve ser iniciada por um mestre espiritual fidedigno. É pela graça de tal devoto puro que alguém no estado condicionado é capaz de obter o adhikara ou a qualificação para adorar a Deidade do Senhor.

É um privilégio ser admitido no círculo daqueles que estabeleceram uma relação com Sri Bhagavan e que diariamente oferecem sua adoração a Ele. Este processo de arcana é um método recomendado para facilmente desenvolver prema-bhakti, a propensão inata da jiva de amar a Deus. Por se ocupar nesse processo – sob a inspiração e guia de um guru – gradualmente ocorre no coração um despertar de afeição pelo objeto de adoração e o desabrochar da esperança de alcançar suddha-bhakti, devoção exclusiva a Krsna.

Os sastras estabelecem que os mantras que não são recebidos através de um guru-parampara, sucessão discipular fidedigna, não produzem resultados. O cantar de um mantra que não é autêntico não conduz à perfeição. Portanto, Sri Bhagavan, a personificação de tudo que é auspicioso, demonstrou compaixão ilimitada pelas jivas da Kali-yuga apresentando o mais elevado processo de sadhana-bhajana. Nesta era de Kali, nosso único objeto de consideração, para o benefício da comunidade Gaudiya Vaisnava na linha de Madhvacarya, é o processo de adoração, especialmente as regras e restrições recomendadas por Svayam Bhagavan Sri Caitanya Mahaprabhu, o salvador das almas caídas.

Sri Bhagavan Ele mesmo é o único objeto de adoração dos Vaisnavas. Somente aqueles que são iniciados nos visnu-mantras e que estão ocupados na adoração a Visnu são Vaisnavas. Portanto, a aceitação de visnu-diksa e a conseqüente ocupação na adoração a Visnu são o primeiro sintoma do Vaisnavismo. É imperativo para uma pessoa iniciada aceitar e apreciar a conduta prescrita e os deveres obrigatórios dos Vaisnavas que foram apresentados segundo a ordem misericordiosa de Sri Caitanaya Mahaprabhu pelos acaryas Vaisnavas na forma de manteiga fresca batida do oceano dos sastras. É mencionado em vários sastras que todas as pessoas dos quatro varnas e asramas têm o direito de se tornarem Vaisnavas por aceitarem os visnu-mantras e então se ocuparem na adoração a Visnu.

Todos os esforços realizados por uma pessoa que não recebeu iniciação são inexpressivos. Por não ter recebido visnu-diksa, tal pessoa não estabeleceu uma relação co Sri Bhagavan e, por este motivo, não pode ser reconhecida como um verdadeiro Vaisnava. Somente quando sambandha-jnana desperta após ter passado pelo diksa-samskara e recebido os visnu-mantras de acordo com as injunções védicas, que a pessoa se estabelece como um Vaisnava verdadeiro. O cantar do maha-mantra não depende de nenhuma regra ou restrição relacionada à aceitação formal da iniciação. Então qual é a necessidade de se aceitar iniciação formal se podemos atingir a perfeição simplesmente por cantar os nomes de Sri Bhagavan? Muitas pessoas apresentam esta interpretação incorreta.

O processo de diksa desperta no coração da jiva uma relação particular com Sri Bhagavan. Pela influência desta relação, avidya ou a ignorância em relação à própria identidade constitucional e outros anarthas desaparecem em seqüência. Sem passar por upanayana, o samskara em que se recebe o cordão sagrado, o filho de um brahmana não possui a elegibilidade para estudas os Vedas. É somente após ter recebido este upanayana que ele obtém a elegibilidade necessária. Similarmente uma pessoa não iniciada não possui a qualificação necessária para realizar a adoração a Sri Bhagavan. Somente após aceitar diksa obtém-se esta elegibilidade. O conhecimento transcendental desperta no coração como um efeito de uma pessoa ter recebido diksa e, assim, ela se torna um ser humano de fato. Diksa-samskara ilumina a pessoa em termos de conhecimento transcendental e destrói o acúmulo de ilimitados pecados. Deste modo, tattvajnas ou aqueles que conhecem a verdade chamam este processo de diksa. Assim como uma reação química transforma bronze e ouro, por receber diksa,uma pessoa alcança dvijatva ou o estado de duas vezes nascido. Portanto, é imperativo que se aceite iniciação estabelecendo, assim, uma relação particular com Sri Bhagavan. Por destruir os pecados e sofrimentos de uma jiva de coração fraco e por purificar e iluminá-la, o processo de diksa primeiro a eleva a sattva-guna e por fim a estabelece em transcendência.

Cozinhando para Thakuraji

Deve-se cozinhar meditando em Sri Radha-Krsna Yugala com grande amor. O ambiente da cozinha deve ser o mais descontaminado possível, para isso, convém observar os seguintes cuidados:

• Sempre lave as mãos e a boca antes de entrar na cozinha.
• Não misture os talheres e pratos que são contaminados (que são utilizados para comer neles) com os utensílios que são descontaminados, ou seja, que são para uso exclusivo de Thakuraji.
• Os alimentos devem ser primeiramente oferecidos às Thakurajis, assim, não é permitido oferecer alimentos a Elas que já foram comidos por alguma pessoa.
• Somente ao cozinheiro é permitido provar o alimento antes de oferecer com o objetivo de verificar se o sabor do prato está adequado para ser oferecido a Sri Yugala.

Como oferecer bhoga para Thakuraji

O processo correto e completo para oferecer bhoga a Sri Sri Radha-Krsna é descrito com detalhes no Arcana-dipika. Entretanto, para aqueles que não receberam a segunda iniciação, recomenda-se o seguinte processo simplificado:
• Servir os pratinhos da Thakuraji, se possível uma preparação em cada pratinho. Colocar em frente a Eles no altar. Se houver flores disponíveis, pode se oferecer uma para cada Thakuraji também.
• Meditar em Srila Gurudeva e se considerar completamente desqualificado para oferecer serviço a Sri Yugala-kigora.
• Orar aos pés de lótus de Srila Gurudeva e pedir que ele ofereça a bhoga a Sri Radha-Krsna (se tiver folhas de Tulasi, colocar uma folha em cada preparação). Sair do cômodo onde Eles estão comendo ou fechar a cortina do altar.
• Cantar o Pañca-tattva e o Maha-mantra enquanto aguarda cerca de 10 minutos para retirar a oferenda. Bater palmas antes de entrar no cômodo e retirar os pratinhos.
• Retornar a prasada para as panelas e lavar o pratinho da Thakuraji antes de servir aos vaisnavas.

Outras oferendas

Em casa deve-se estabelecer um padrão simples de adoração de acordo com as possibilidades de cada um. Pode-se oferecer água, incenso e flores diariamente em seu altar pessoal em horários definidos. Todos os itens devem ser rodados no sentido horário ao serem oferecidos. Deve-se meditar primeiro em Gurudeva e imaginar que se está auxiliando-o e que, na verdade, é ele que oferece todos os artigos às Thakurajis. Deve-se então, na seqüência, começar por Sri Gaurasundara, depois Sri Radha-Krsna e então descer pela sucessão discipular até Srila Gurudeva. Não se deve cheirar as flores ou incensos antes de eles serem oferecidos. Em especial, as flores devem ser fragrantes.

As seguintes canções são cantadas nos aratis (cerimônias de adoração):

• Mangala Arati (acordando as Thakurajis – entre 5h e 6h da manhã)
Sri Gurvastakam
Sri Prabhupada Padma-stavah
Mangala Arati
Vibhavari-sesa

• Madhyahna Arati (meio-dia)
Yasomati-nandana
Jaya Radha-Madhava kuñja-bihari

• Sandhya Arati (após às 18h antes das 22h)
Gaura Arati
Sri Yugala Arati


Sri Tulasi-seva

Srimati Tulasi-devi é uma serva muito querida de Sri Radha-Krsna. Ela faz arranjos para os encontros dEles e é não-diferente de Sri Vrndavana-dhama. Sempre que você avistar uma Tulasi deve prestar reverências e proferir o tulasi-pranama:

om vrndayai tulasi-devyai priyayai kesavasya ca
krsna-bhakti-prade devi! satyavatyai namo namah

Ofereço pranamas repetidas vezes a Tulasi-devi, que é a mais querida de Sri Krsna e também renomada como Vrnda-devi e Satyavati (a personificação da verdade pura). Ó Devi, você concede krsna-bhakti!

Se você possui uma Tulasi em sua casa, deve fazer parikrama (caminhar ao redor dela no sentido horário) diariamente. O mantra para regá-la é o seguinte:

om govinda vallabham devim bhakta-caitanya karinim
snapayami jagad-dhatrim krsna-bhakti-pradayinim

Ó Deusa, estou lhe banhando, você que é muito querida por Govinda, que dá vida aos devotos, que é a mãe de todo o mundo e que concede krsna-bhakti.

Para retirar folhas da Tulasi-devi, deve-se fazê-lo com todo cuidado com a mão direita e recitando o mantra a seguir (mas não se deve tocar na Tulasi nos Ekadasis ou Dvadasis):

om tulasy amrta-janmasi sada tvam kesava-priya
kesavasthe cinomi tvam varada bhava sobhane

Ó Tulasi, você se manifestou do néctar e é muito querida por Sri Kesava, Agora estou colhendo suas folhas para o serviço a Kesava. Ó você que concede bênçãos, por favor, fique satisfeita comigo.

Após retirar as folhas, cante o pranama para pedir perdão por qualquer sofrimento causado:

cayanodbhava duhkham ca yad hrdi tava vartate
tat ksamasva jagan-matah vrnda-devi namo ‘stu te

Ó mãe do universo, por favor, perdoe-me se causei alguma dor ao colher suas folhas. Ó Vrnda-devi, ofereço minhas humildes reverências a você.

aturmasya Vrata MAIS DETALHES ...

" Devemos seguir totalmente os quatro meses de Caturmasya vrata, e devemos especialmente tentar seguir este Damodara vrata muito cuidadosamente. Há assim muitas pessoas que não seguem Caturmasya vrata e por conseguinte, elas não estão realmente seguindo Sri Caitanya Mahaprabhu. Aonde quer que Caitanya Mahaprabhu fosse, Ele seguia Caturmasya vrata. Vemos que, quando Ele foi para o templo de Ranganatha no Sul da Índia, por exemplo, Ele seguiu o Caturmasya vrata, lá."

Extraído da Palestra Damorada Vrata dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja durante a véspera do longo mês de Karttika vrata na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Mathura, Outubro de 1996.(Edição do Inverno da Revista Os Raios do Harmonista de 2000)

Durante os meses de Caturmasya não utilizamos os seguintes alimentos: berinjela, tomate, loki, parmal,urad dahl e mel.



EKADASI INFORMAÇÕES ...
Srila Bhaktivinoda escreveu em sua canção "Suddha Bhakata Carana Renu" :

"Sou muito cauteloso em observar os dias sagrados como Ekadasi e Janmastami, pois eles são a mãe da devoção. Krsna permanece nestes tithis, assim por honrá-los, podemos facilmente alcançá-lo. Por respeitar profundamente o lila-sthana de Krsna (lugares dos passatempos), eles irão conceder-me suas bênçãos. " (verso 2) leia mais sobre Ekadasi no hari-katha de Srila Narayana Maharaja intitulado "Madhava-tithi"


O calendário são apresentadas sob a autoridade de Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja- Bhaktivedanta Trust International - Originalmente cedidos por Jagannatha das Babaji e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, este calendário lunar fornece datas de harmonização para a prática de bhakti-yoga, como a observância de ekadasi, caturmasya, festivais e outras atividades. Para efeito de esclarecimento ekadasi é o décimo (dashi) primeiro (eka) dia depois da lua cheia e da lua nova, no qual observa-se jejum de grãos.

Regras para o jejum e combinações padrão para quebrar o jejum de Ekadasi

Se você observou um jejum completo (até mesmo sem água) não precisa quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrta ou fruta. Mas, se você observou Ekadasi comendo frutas e vegetais, então deveria quebrá-lo no dia seguinte na hora mencionada.
O Maha-dvadasi é observado como Ekadasi
Purnima e Amavasya podem ser observados como Ekadasi. (opcional)


Ekadasi

A essência é simplesmente comer uma ou duas vezes ao dia, assim pode-se gastar mais tempo ouvindo, cantando e se lembrando de Sri Sri Radha-Krsna. Jamais se deve comer carne, peixe, ovos, alho, cebola, cenoura, lentilhas vermelhas, lentilhas verdes, cogumelos, etc.

Alimentos não permitidos no Ekadasi:
- tomates, berinjela, couve-flor, brócoli, pimentão, melão amargo, quiabo e flores de bananeira;
- ervilhas, grão-de-bico e todos os tipos de feijão, incluindo produtos feitos de grãos, como tofu, refrigerante, doces, temperos, etc.);
- todos os tipos de folhas vegetais (tais como: espinafre, saladas, repolhos) e folhas de ervas como salsa, folhas de coentro; aipo e folhas de curry;
- grãos (exemplos: cevada, farinha, massa, arroz, milho) e todos os tipos de farinhas feita de grãos e feijões (exemplos: farinha de arroz, farinha de grão-de-bico, farinha de urad dahl);
- gomas de milho ou de grãos, e produtos feitos ou misturados com estas gomas como bicarbonato de sódio, fermento em pó, certos refrigerantes com xarope de milho, certos iogurtes e pudins, certas variedades de cremes e de queijos, certas balas e doces e balas de tapioca.
- óleos feitos de grãos (exemplo, óleo de milho, óleo de gergelim) e produtos fritos nestes óleos (exemplo, nozes fritas, batata frita e outras porções de alimentos fritos)
- mel, e doce feito com goma

Temperos usados no Ekadasi:

- pimenta preta, gengibre fresco, sal puro e tumerique fresco

Temperos não utilizados no Ekadasi:
- assafétida, semente de gergelim, cominho, feno grego, mostarda, tamarindo, erva-doce, cardamomo e noz-moscada

Alimentos que podem ser utilizados todos os dias do ano, incluindo Ekadasi e Caturmasya:
- Todas as frutas (frescas e secas), todas as nozes e óleos feitos de nozes
- Batatas, abóboras, pepino, rabanete, polpas (ex.: abóbora), limão, abacate, azeitona, coco, todos açucares
- Todos os laticínios puros (exceto iogurte durante o segundo mês e leite durante o terceiro mês de Caturmasya)

Jaya Srila Gurudeva

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