Tilaka



Importância da Tilaka

A Assembléia de Srila Rupa Gosvami
Badger, California – 18 de Maio de 2003
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj

Não pensem que a tilaka ou kanti-mala (colar de contas de tulasi) sejam inúteis, ou que adoramos árvores e plantas comuns. Vocês devem usar tilaka; caso contrário, quando o mensageiro da morte chegar, ele lhe escolherá e dirá, "Oh, esta é a pessoa farsante que eu buscava. Devo levá-lo." Ele irá marcar aqueles que não estão usando tilaka e dirão, "Oh, muito em breve irei levá-los." Por favor sejam cuidadosos – muito cuidadosos. Vejo que muitos devotos não tem tempo de colocar a tilaka. Eles pensam, "Oh, o que é tilaka?!" Não pensem desta maneira. Também é favorável regar tulasi e fazer seu parikrama.

Vaisnava-sadacara (etiqueta)
Como harmonizar o Dia
Wales, 4 de julho de 2000
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja


Sri Caitanya Mahaprabhu disse a Srila Sanatana Gosvami em Varanasi: "Você deveria ser bhadra". Bhadra significa "vestir-se adequadamente". Naquele momento, Srila Sanatana Gosvami tinha uma longa barba e cabelo e estava usando roupas muito sujas. Ele se parecia com um mendigo de rua que estava indo para Mekka cantar "Allah, Hoda." Mahaprabhu deu-lhe uma ordem e rapidamente ele foi para o Ganges, barbeou-se, colocou tilaka, e agora ele se assemelhava a um Vaisnava.

Nós também vemos aqui que há muitos que não estão colocando tilaka e não estão barbeados. Eles usam um fio (de kanti) que não está até mesmo tocando seus pescoços. Isto significa que eles não têm interesse em todos os princípios devocionais. Eles estão vindo para as aulas, e por esta razão, há alguma atração, mas eles não querem seguir todas as regulações.

Até mesmo no exército há regras e etiquetas. Os soldados devem usar uniforme do exército, caso contrário, serão punidos imediatamente. Eles têm que correr duas milhas com armas pesadas e botas: "marche rápido, rápido. Um, dois. Um, dois." Isto é disciplina. Similarmente, há também alguns Vaisnavas disciplinados. Se nós não podemos seguir a etiqueta e a disciplina Vaisnava, como poderemos obter este elevado nível de Vraja-prema? Vraja-prema não é tão fácil de se obter.

É citado nas escrituras que o cantar dos santos nomes é suficiente para a perfeição. Assim, estamos cantando, muitos nomes, mas não experimentamos quaisquer resultados. Assim, vocês terão que seguir todos os princípios. Primeiro terão que ter etiqueta Vaisnava: isto nós podemos ver facilmente. Como nós podemos ver Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu, Srila Rupa Gosvami e todos seus associados são paramahamsas, e ainda, todos eles seguiram a etiqueta Vaisnava. Então, por que nós não deveríamos seguir? Não é suficiente usar simplesmente mala e contas. Primeiro, deve haver etiqueta e isto é chamado Vaisnava-sadacara.

Nosso Rupa Gosvami, Jiva Gosvami, Sanatana Gosvami e outros estabeleceram algumas regras e regulações para aqueles que não podiam realmente seguir. Para quem foi criada a cadeia? Para pessoas que não estão seguindo regras e regulações - para aqueles que estão causando distúrbios para os outros. Nós não temos gosto. Como este gosto virá? Se nós seguirmos as regras e regulações dadas por Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami e Sri Caitanya Mahaprabhu, então o gosto virá. Se nós estamos negligenciando tudo, entretanto, e não seguirmos a etiqueta Vaisnava, como podemos esperar alcançar Vraja-prema? Nós teremos que ser punidos.

Como Proceder ao Colocar a Tilaka

Perguntas claras , Respostas Perfeitas
Darshana em agosto de 1992, primeira parte
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj

[pergunta:] Você disse uma vez que após Lalita devi distribuir prasadam para as outras sakhis, então todas as jivas também a tomavam. Como assim?

[Srila Narayana Maharaja]: Se você oferecer isto para Krsna, Krsna distribuirá isto para todos.

[pergunta:] Esta manhã quando você estava colocando sua tilaka, Você nos contou que profere os nomes de Radhika. Nós dizemos, “Om Narayana namah, Om Kesavaya namah…” Devo permanecer da mesma maneira, cantando estes mesmos mantras?

[Srila Narayana Maharaja:] Você deve proferir, “Om Kesavaya namah, Om Narayanaya namah.” E então, pensar, “Om Radhikaye namah…” Em todo lugar, em cada parte, os nomes de Radhika deveriam ser lembrados, pensando, “Sou sempre a dasi de Srimati Radhika.”

[perguntas:] Deveríamos dizer algum nome em especial de Radha?

[Srila Narayana Maharaja:] Você deve seguir as regulações. Om Kesavaya namah, Om Narayana namah” – assim pensando, “Om Radhikaye namah…”


Aplicando a Tilaka (tilaka-dharana)

Deve-se sempre usar tilaka nos 12 lugares após o banho.
Uma pessoa que usa diariamente gopi-candana obtém o resultado de diariamente tomar banho em todos os rios sagrados, e realizar mil asvamedha-yajnas e cem rajasuya-yajnas. Ela obtém o resultado de dar caridade e seguir os votos em todos lugares sagrados. Por favor saibam que gopi candana é igual a poeira de Vrndavana” (Garga Samhita 6.20-42)

Aqueles que usam gopi-canadana produzida em Dvaraka e a aplicam diariamente como urdhva-pundra tilaka colhem os resultados de suas atividades multiplicados por milhões de vezes.” (Hari Bhakti Vilasa 4.232-233)

Como proceder para a aplicação da tilaka:

Encher o pancapatra com água do Ganges e coloque uma folha de tulasi nele. Como não é muito simples aqui no ocidente água do Ganges, devemos nos lembrar do Ganges e outros rios sagrados, toca-se a água e canta-se o seguinte tirtha-avahana mantra para invocar os vários rios sagrados para o pancapatra:


gange ca yamune caiva
godavari sarasvati
narmande sindo kaveri
jale ‘ smin sannidhim kuru

ó Ganga, Ó Yamuna, Ó Godavari, Ó Sarasvati, Ó Narmanda, Ó Sindhu, Ó Kaveri, por favor tornem-se presentes nesta água


Use esta água e gopi-candana para formar uma pasta na mão esquerda.

Inicia-se pelo urdhva-pundra (duas linhas verticais na testa), os outros 11 lugares a serem aplicados também devem conter essas duas linhas verticais e o desenho da folha de tulasi abaixo, como mostra o desenho:



Um Vaishnava deve sempre estar usando diariamente tilaka, de preferência nos 12 lugares sagrados, como já foi explicado, demonstrando seu amor a Deus.

Tilaka vaishnava trata-se de um desenho formado por duas linhas e uma folha de tulasi abaixo. Existem muitos tipos de desenhos e de misturas para a confecção da tilaka, como por exemplo, kurkum (uma pasta vermelha), tumerique, alume, iodo, cânfora, cinzas dos crematórios, sândalo, chandan, almíscar e argila dos rios sagrados.

O primeiro lugar onde se deve aplicar a tilaka é na testa, entre as sobrancelhas, traçando as duas linhas verticais, devemos deixar o centro muito limpo, depois desenhamos a folha de tulasi bem acima no nariz.

As mulheres casadas usam um ponto vermelho na testa ou podem usar um bindi, para enfeitar. Bindi, se origina de Bindu (“ponto” em sânscrito)



MANTRAS PARA APLICAR A TÍLAKA
(Podemos recitar os mantras 1 vez ou 3 vezes enquanto aplicamos)

Testa – om kesavaya namah
Barriga – om narayanaya namah
Peito – om madhavaya namah
Garganta – om govindaya namah
Lado direito do abdômen – om visnave namah
Braço direito – om madhusudanaya namah
Ombro direito – om trivikramaya namah
Lado esquerdo do abdômen – om vamanaya namah
Braço esquerdo – om sridharaya namah
Ombro esquerdo – om hrsikesaya namah
Parte superior das costas – om padmanabhaya namah
Parte inferior das costas – om damodaraya namah

* deve-se aplicar a gopi-candana restante no alto da cabeça – om vasudevaya namah


Citações nas Escrituras

"Qualquer um que marca seu corpo com Tilaka, o qual lembra os pés de lótus do Senhor Hari, torna-se querido para o Paramatma. Ele fica afortunado, e alcança a liberação" (Atharvana Upanishad).

"Fica-se liberado de todo o cativeiro do Samsara quando se marca o corpo com as marcas de Tilaka, e conhece Narayana, que é conhecido pelo Karma, Jñana, e Bhakti-yogas. Por fim, ele alcança o Senhor Vishnu" (Maha Upanishad).

"Um Brahmana deverá usar três linhas de Tilaka horizontais, cruzando a testa (Tiryak Pundra), mesmo quando brinca, etc. Deve-se marcar o corpo com marcas verticais de Tilaka, apenas de acordo com as regras prescritas" (Agni Purana).

"Um Brahmana deverá vestir Urdha Pundra; um Kshatriya, Candrakara Pundra (meia-lua); um Vaisya Punda em forma de círculo (ponto vermelho ou de sândalo, etc.); e um Sudra, Tri-Pundra (Tilaka na forma horizontal). Um Brahmana não deverá usar Tilaka horizontal, sendo que será considerado Sudra por isso" (Brahmananda Purana).

"Devem meditar em MIM pelo canto no Mantra OM, devendo marcar o seu corpo com Tilaka vertical diariamente. Qualquer um que asism o faça, alcança Syujya, ou liberação" (Brahmaratra).

"Deve-se marcar a testa com Tilaka da seguinte maneira: inicair na base do nariz e ir até a raiz do cabelo ou Kesha. A largura da marca deverá ter um Angula (cerca de 2 cm). Este é o Urdhva Pundra Lakshana" (Vasista Smriti).

"Urdhva Pundra deverá ser feita com argila, e deverá ter uma espaço vazio internamente, e ser bela. Entre as duas linhas, deve-se marcar Sri ou Lakshmi, na forma de Haridhra Curna. Não se deve colocar nada mais entre a marca. Todo aquele que fizer esta marca auspiciosa, ficará livre de todas as reações pecaminosas. Aquele que faz uma Tilaka sem abertura (no meio), se condena" (Sanat Kumara Samita).

"Aqueles devotos em cujo pescoço está um colar ou Kanti de Tulasi, e sementes de lótus em Kanti Malas, e em cujos ombros há marcas de conhas e Chakra, e em cujo corpo há 12 marcas de Tilaka, eles purificam o universo inteiro, imediatamente" (Padma Purana).

"Aqueles que marcam seu corpo com argila, a qual tocou os pés do Senhor Vishnu, alcançam o mesmo benefício de um sacrifício Asvamedha, e são glorificados na morada de Vishnu. Deve-se marcar a texta com duas linhas verticais da mãe Lakshmi, com ajuda de Curna (argila) ou pó amarelos" (Isvara Samhita).

Krishna e Gopis, decorados com Gopi-chandana

As glórias de Gopi-Chandana Tilak


Nós encontramos a apologia do Tilak no Sri Garga Samhita, especialmente no canto 6, capítulo 15, nos versos a seguir:

15
yasya sravana-matrena
karma-bandhat pramucyate
gopinam yatra vaso 'bhut
tena gopi-bhuvah smrtah

"Simplesmente por ouvir sobre Gopi-Bhumi, a qual tem este nome por causa das Gopis que residem lá, uma pessoa liberta-se do cativeiro do Karma",

16
gopy-angaraga-sambhutam
gopi-candanam uttamam
gopi-candana-liptango
ganga-snana-phalam labhet

"Em Gopi-Bhuma, Gopi Chandana, é o cosmético manifestado das Gopis. A pessoa que marca seus braços com Gopi-chandana Tilaka, alcança o mesmo resultado de banhar-se no rio Ganga (Ganges)".

17
maha-nadinam snanasya
punyam tasya dine dine
gopi-candana-mudrabhir
mudrito yah sada bhavet

"Uma pessoa que diariemente veste Gopi-chandana Tilaka, alcança o resultado positivo de banhar-se diariamente nos rios sagrados".

18
asvamedha-sahasrani
rajasuya-satani ca
sarvani tirtha-danani
vratani ca tathaiva ca
krtani tena nityam vai
sa krtartho na samsayah

"Uma pessoa que diariamente usa Gopi-chandana Tilaka, alcança o resultado de realizar tal qual milhares de Asvamedha-Yajñas, e centenas de Rajasuya-Yajñas (sacrifícios). Ela alcança o resultado de dar caridades, ou seguir a promessa de visitar todos os lugares sagrados. Ela alcança a meta da vida. Sobre isso não há dúvidas".

19
ganga-mrd-dvi-gunam punyam
citrakuta-rajah smrtam
tasmad dasa-gunam punyam
rajah pancavati-bhavam

"Gopi-Chandana, é duas vezes mais sagrada que a lama do Ganga, e o pó de Citrakuta. Dez vezes mais sagrada do que o pó de Pancavati-tirtha".

20
tasmac chata-gunam punyam
gopi-candanakam rajah
gopi-candanakam viddhi
vrndavana-rajah-samam

"Cem vezes mais sagrado é o pó de Gopi-Chandana. Por favor, saiba que Gopi-Chandana é tal qual o pó de Vrindavana".

21
gopi-candana-liptangam
yadi papa-satair yutam
tam netum na yamah sakto
yama-dutah kutah punah

"Mesmo que no passado alguém tenha cometido milhares de pecados, se uma pessoa usar a Tilaka Gopi-Chandana, Yamaraja, então, não poderá levá-lo com Ele. Como pode, então, os mensageiros de Yamaraja tocar nele?"

22
nityam karoti yah papi
gopi-candana-dharanam
sa prayati harer dhama
golokam prakrteh param

"Um pecador, que diariamente usa Gopi-chandana Tilaka, vai até a morada Suprema do Senhor Krishna, Goloka, a qual está além do mundo da matéria".

23
sindhu-desasya rajabhud
dirghabahur iti srutah
anyaya-varti dustatma
vesya-sanga-ratah sada

"Em Sindhu-Desa, havia um rei chamado Dirghabahu; ele era cruel e pecaminoso, e costumava visitar prostitutas".

24
tena vai bharate varse
brahma-hatya-satam krtam
dasa garbhavati-hatyah
krtas tena duratmana

"Quando ele estava na Terra, este cruel pecador, matou cem Brahmanas, e dez mulheres grávidas".

25
mrgayayam tu banaughaih
kapila-go-vadhah krtah
saindhavam hayam aruhya
mrgayarthi gato 'bhavat

"Certo dia, ele montou um cavalo Sindhu, e foi caçar. Com chuva de flechas, ele matou acidentalmente uma vaca marrom na sua caçada".

26
ekada rajya-lobhena
mantri kruddho maha-khalam
jaghanaranya-dese tam
tiksna-dharena casina

"Certo dia, hávido por tomar o seu reino, com uma afiada espada, seu colérico ministro o matou na floresta".

27
bhu-tale patitam mrtyu-
gatam viksya yamanugah
baddhva yama-purim ninyur
harsayantah parasparam

"Vendo-o caído no chão, e a morte, os Yamadhutas vieram, amarram-no, e brincando como costumavam, foram com ele até a cidade de Yamaraja".

28
sammukhe 'vasthitam viksya
papinam yama-rad bali
citraguptam praha turnam
ka yogya yanatasya vai

"Vendo o pecador diante d´Ele, o poderoso Yamaraja disse para seu anotador, Citragupta: 'O que é adequado para puni-lo?'"

29
sri-citragupta uvaca
catur-asiti-laksesu
narakesu nipatyatam
nihsandeham maha-raja
yavac candra-divakarau

"Sri Citragupta, disse: 'Ó grande rei, ele deverá ser jogado em oito milhões e quatrocentos mil infernos, para além do brilho do sol e da lua no ceú'".

30
anena bharate varse
ksanam na su-krtam krtam
dasa-garbhavati-ghatah
kapila-go-vadhah krtah

"Na Terra, ele não realizou nem uma simples atividade piedosa. Ele matou dez mulheres grávidas; e matou uma vaca marrom".

31
tatha vana-mrganam ca
krtva hatyah sahasrasah
tasmad ayam maha-papi
devata-dvija-nindakah

"Ele matou milhares de veados na floresta; ele ofendeu aos semideuses e aos Brahmanas. Ele é um grande pecador".

32-33
sri-narada uvaca
tada yamajnaya duta
nitva tam papa-rupinam
sahasra-yojanayame
tapta-taile maha-khale

sphurad aty-ucchalat-phene
kumbhipake nyapatayan
pralayagni-samo vahnih
sadyah sitalatam gatah

"Sri Narada disse: 'Então, pelas ordens de Yamaraja, os Yamadutas pegaram o pecador, e jogaram ele dentro de um terrível inferno, a oito milhares de milhas, dentro de um caldeirão borbulhante no inferno de Kumbhipaka. No momento em que o pecador foi jogado dentro do caldeirão de óleo fervente, o qual é tão quente quanto o fogo na ocasião da devastação cósmica, repentinamente o caldeirão ficou frio'".

34
vaideha tan-nipatanat
prahlada-ksepanad yatha
tadaiva citram acakhyur
yama-duta mahatmane

"Ó rei de Videha, tal como Prahlada Maharaj, que saíra ileso na mesta situação, o pecador não fora ferido pelo óleo. Então, os Yamadutas descreveram a grande maravilha para o nobre coração de Yamaraja".

35
anena su-krtam bhumau
ksanavan na krtam kvacit
citraguptena satatam
dharma-rajo vyacintayat

"Yamaraja e Citragupta, cuidadosamente repensaram o caso do pecador, e concluíram que quando ele estivera por sobre a Terra, não houve sequer um momento que tenha realizado alguma simples atividades piedosa".

36
sabhayam agatam vyasam
sampujya vidhivan nrpa
natva papraccha dharmatma
dharma-rajo maha-matih

"Então, Srila Vyasadeva chegou na assembléia. Curvando-se diante d´Ele, e cuidadosamente adorando-O, o santo e de nobre coração, Yamaraja, perguntou para Vyasadeva, fazendo seguinte pergunta".

37-38
sri-yama uvaca
anena papina purvam
na krtam su-krtam kvacit
sphurad-agny-ucchalat-phene
kumbhipake maha-khale

asya ksepanato vahnih
sadyah sitalatam gatah
iti sandehatas cetah
khidyate me na samsayah

"Sri Yamaraja perguntou: 'Quando um certo pecador, que nunca havia realizado sequer um simples ato piedoso, foi jogado dentro de um terrível calderão de óleo fervente, em Kumbhipaka, o olho, de forma repentina, tonrou-se frio. Por causa disto, a minha mente, agora, ficou torturada com dúvidas".

39
sri-vyasa uvaca
suksma gatir maha-raja
vidita papa-punyayoh
tatha brahma-gatih prajnaih
sarva-sastra-vidam varaih

"Sri Vyasadeva, respondeu: 'Ó grande rei, os sábios inteligentes, que estudaram todas as Escrituras, sabem que os caminhos da piedade, pecado, e progresso espiritual, são muito sutis, e difíceis de serem entendidos".

40
daiva-yogad asya punyam
praptam vai svayam arthavat
yena punyena suddho 'sau
tac chrnu tvam maha-mate

"De algum modo ou outro, pelo destino, este pecador realizou algum feito piedoso, e pelo que fez, ele se purificou. Ó nobre-coração, por favor, escute a história sobre isso'".

41
kasyapi hastato yatra
patita dvaraka-mrdah
tatraivayam mrtah papi
suddho 'bhut tat-prabhavatah

"Aquele pecador morreu onde, das mãos de alguém, caiu acidentalmente um pouco de Gopi-Chandana de Dvaraka. Pelo fato de morrer por sobre Gopi-Chandana, aquele pecador ficou purificado".

42
gopi-candana-liptango
naro narayano bhavet
etasya darsanat sadyo
brahma-hatya pramucyate

"Uma pessoa que usa Tilaka Gopi-Chandana alcança a forma espiritual tal qual o Senhor Narayana. Simplesmente por ver isso, alguém se torna livre dos pecados de matar um Brahmana".

43-44
sri-narada uvaca
iti srutva dharma-rajas
tam aniya visesatah
vimane kama-ge sthapya
vaikuntham prakrteh param

presayam asa sahasa
gopi-candana-kirti-vit
evam te kathitam rajan
gopi-candanakam yasah

"Sri Narada, disse: 'Ouvindo isso, Yamaraja, que compreende as glórias de Gopi-Chandana, pegou o pecador, colocou-o num aeroplano que leva a qualquer lugar que alguém deseja, e o enviou para Vaikuntha, que está cima do mundo da matéria. Ó rei, assim, Eu descrevi para vós as glórias de Gopi-Chandana".

45
gopi-candana-mahatmyam
yah srnoti narottamah
sa yati paramam dhama
sri-krsnasya mahatmanah

"Aquele que escuta sobre este acontecimento das glórias de Gopi-Chandana, eleva-se. Ele vai até a morada Suprema do Senhor Krishna, a Suprema Personalidade de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário