O que é Hare Krishna?


Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga


HARE KRISHNA


Prabhupada

O que é Hare Krishna?



Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

HARE KRISHNA


Sua Divina Graça
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya
Fundador Acharya da Sociedade Internacional
para a Consciência de Krishna

"Hare Krishna"
(para a Wikipédia)

O que é "HARE KRISHNA"?
(Em contestação à Wikipedia)
Essa Wikipedia, tanto em português quanto em qualquer outra língua, é qualquer nota, ou seja, qualquer um entra lá e escreve o que bem entende, mesmo sem ter autoridade, ou noção, por isso, lançamos a descrição correta sobre o que é "Hare Krishna" de acordo com as Autoridades autênticas, sem nenhuma intenção sectária egoísta, ou demoníaca.
Também, não vamos mudar o que está lá, pois não queremos entrar em atrito com esses elementos. Então, aí vai a Verdade Absoluta:
"Hare Krishna" é o nome popular da Religião mais antiga do Universo, também conhecida como Religião Vaishnava, ou jaiva-dharma ou sanatana-dharma. Também conhecida como bhakti-yoga, ou processo para reviver a relação amorosa eterna do ser vivo com Deus.
Deus é um só. Deus é onipotente, onisciente e onipresente.
Como diz a Bíblia, somos feitos à imagem e semelhança de Deus.
Nós somos pessoas porque Deus é uma pessoa. A diferença é que somos pessoas infinitesimais e Deus é a pessoa suprema infinita, ou seja, a Suprema Personalidade de Deus.
Apesar de Deus ser um só, Ele tem formas, aspectos e nomes ilimitados, de acordo com Suas infinitas manifestações. O Reino de Deus também é eterno, pleno de conhecimento e bem-aventurança ilimitadamente.
Nós somos partículas atômicas do Supremo Senhor, assim, temos as mesmas qualidades fundamentais de Deus só que em quantidade infinitesimal. Temos uma relação eterna de amor puro (amor divino) com Deus, que é a causa do conhecimento perfeito e bem-aventurança (prazer real) verdadeiros.
Só que ao mesmo tempo, Deus nos dá liberdade completa, e quando fazemos mau uso dessa liberdade, ficamos cobertos pela ilusão material, a partir do ego falso, e por isso temos que nascer no mundo material, que é uma pequena parte do Reino Divino, que funciona como uma prisão.
Quando nascemos no mundo material, somos cobertos imediatamente pela ignorância e ilusão, assim esquecemos completamente nossa posição eterna da perfeição do amor divino puro no Reino de Deus, que é plena de conhecimento e bem-aventurança. Aqui no mundo material, somos sujeitos ao tempo eterno, que é uma das energias do Senhor, e ficamos presos no ciclo constante de nascimento e morte. Assim, temos que lutar arduamente pela existência material, na busca interminável pelo prazer material, que na verdade é temporário e ilusório. E na luta árdua da tentativa de dominar a natureza material, que é sempre frustrada. Se queremos ser independentes, temos que ser responsáveis por nossas ações. Essa é a lei do mundo material.
O Supremo Senhor é muito misericordioso e clemente. Ele é o criador deste mundo material temporário e ilusório, que é criado justamente para tentar satisfazer o desejo de "prazer" independente dos seres condicionados na ilusão e ignorância. Ignorância porque esquecemos de nossa verdadeira identidade eterna. Ignorância significa não conhecer Deus.
O Senhor com Sua misericórdia infinita faz arranjos para resgatar Seus queridos filhos perdidos. Portanto, no início da criação, Ele transmite todo o conhecimento da Verdade Absoluta para Seus "agentes" dentro do mundo material. Esse conhecimento absoluto é conhecido como Veda (em sânscrito), que quer dizer "Verdade Absoluta". Os Vedas são as Escrituras Sagradas reveladas por Deus diretamente no início da criação, a Verdade Absoluta. Deus também sempre manda Seus enviados pessoais, Seus "missionários" divinos para resgatarem Seus filhos perdidos no mundo material.
Este mundo material é um reflexo pervertido do mundo espiritual, ou Reino de Deus. Tudo que existe aqui, existe lá, só que aqui é reflexo pervertido, temporário, ilusório e cheio de sofrimento. Lá, tudo é absoluto, eterno, perfeito, pleno de prazer, pleno de conhecimento e pleno de êxtase, ilimitadamente.
Aqui no mundo material, somos como o peixe fora da água. Um peixe fora da água, fora de seu ambiente natural, nunca vai conseguir ficar satisfeito, muito pelo contrário, o sofrimento só vai aumentar até a morte.
O Supremo Senhor quando cria este mundo material, que é criado e destruído constantemente pois sofre ação do tempo, é tão misericordioso que entra pessoalmente em toda a criação, no Seu aspecto localizado todo-penetrante, dentro do coração de todos seres vivos e dentro de cada átomo da criação. Portanto, o Senhor nunca nos abandona, Ele está sempre dentro do nosso coração, nós é que O abandonamos.
Por isso, existe a palavra "religião". Significa religar, ou unir novamente, restabelecer a relação. É o mesmo significado da palavra sânscrita "yoga". Yoga quer dizer processo de religação, refazer a união, restaurar a relação. Processo para restaurar nossa relação amorosa eterna com Deus. A palavra sânscrita dharma também quer dizer religião, no sentido correto. Dharma quer dizer a característica fundamental de alguma coisa. Por exemplo, o dharma da água é que é molhada, o dharma do fogo é calor e luz, não existe fogo sem calor e luz, o dharma do açúcar é que é doce, assim por diante, e o dharma do ser vivo é amar Deus. Todo ser vivo é por natureza um amante eterno de Deus, só que por causa do mau uso que fez de sua liberdade, teve que nascer na ignorância e ilusão do mundo material e esqueceu sua relação de amor com Deus. Por isso que a religião pura original de todos seres vivos é amar Deus, independente de qualquer instituição religiosa mundana. A Religião pura original do ser vivo não tem nada a ver com qualquer religião mundana.
Bhakti quer dizer devoção amorosa, dedicação amorosa, a Deus. Portanto, bhakti-yoga é o processo transcendental para reviver a relação eterna de Amor Puro do ser vivo com Deus, por meio da prática do serviço devocional amoroso ao Senhor.
O sânscrito é uma língua transcendental (divina), é a mãe de todas as outras línguas do universo, todas as Escrituras Védicas são em sânscrito. Por isso que o dharma eterno original do ser vivo se chama jaiva-dharma ou sanatana-dharma, a característica fundamental eterna do ser vivo que é amar Deus. A palavra jaiva vem de jiva que quer dizer ser vivo. A palavra sanatana quer dizer eterno. Portanto, jaiva-dharma ou sanatana-dharma é a característica eterna do ser vivo, que é sua relação eterna de Amor Puro com Deus.
O resultado dessa relação de amor eterna com Deus é o êxtase perfeito da vida eterna no Reino de Deus. Lá, não existe nascimento, velhice, doença e morte, não existe ansiedade ou frustração ou decepção, ou tédio ou estresse, lá não existe sofrimento, desilusão ou ignorância, muito pelo contrário, o prazer verdadeiro só aumenta a cada momento, a cada segundo, lá não existe limite, por isso o Reino de Deus é chamado Vaikuntha (em sânscrito), quer dizer sem ansiedade, sem limite.
Deus Se manifesta de inúmeras formas e possui Nomes ilimitados. Quando não Se manifesta pessoalmente, Ele manda Seus "missionários" transcendentais para nos resgatar.
Apesar de ter formas e aspectos ilimitados, Deus tem Seu aspecto original primordial principal, que é Seu aspecto mais íntimo, doce e confidencial, como afirma o Brahma-samhita (verso 1) uma das Escrituras Sagradas Védicas:
isvarah paramah krsnah
sac-cid-ananda-vigrahah
anadir adir govindah
sarva-karana-karanam
"Krishna, conhecido como Govinda, é a Suprema Personalidade de Deus. Ele tem um corpo transcendental, eterno, perfeito, onipotente, onisciente, onipresente e bem-aventurado. Ele é a origem de tudo. Ele não tem nenhuma origem, e Ele é a causa primordial de todas as causas".
Também confirmado no Srimad Bhagavatam, outra Escritura Védica autêntica (Bhag. 1.3.28):
ete camsa-kalah pumsah
krsnas tu bhagavan svayam
indrari-vyakulam lokam
mrdayani yuge yuge
"Todas as encarnações mencionadas do Supremo Senhor ou são expansões plenárias ou expansões das expansões plenárias do Senhor, mas o Senhor Sri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus Original, a Fonte de todas as outras. Todas elas aparecem nos planetas dentro dos universos materiais sempre que há um distúrbio criado pelos ateístas. O Senhor encarna para proteger os teístas".
Portanto, Krishna é o Nome original principal de Deus, o Supremo Senhor, a Suprema Personalidade de Deus. Krishna quer dizer o "todo-atrativo", ou "todo-atraente". Porque Deus é a fonte original e inesgotável de todas as seis opulências: poder, riqueza, conhecimento, fama, beleza e renúncia, Ele é Krishna, o todo-atrativo. Claro que Ele possui infinitos outros Nomes, como Govinda, Gopala, Rama, Hari, Vishnu, Narayana, Bhagavan, Buddha, Alá, Jeová, Adonai, Cristo, e assim por diante. A palavra "Cristo" vem do grego "Kristhus", que vem do sânscrito "Krishna". "Cristo" quer dizer "o ungido", ou "o iluminado". Na verdade, o nosso Senhor Jesus Cristo é o "filho" de Krishna, a palavra "Cristo" vem de "Krishna". Nosso Senhor Jesus Cristo é um dos Companheiros queridos eternos do Senhor Sri Krishna, e é um dos "missionários" transcendentais eternos do Senhor, enviado pessoalmente pelo Senhor, para nos resgatar da ignorância e ilusão deste mundo material de sofrimento.
Vaishnava significa devoto de Deus, devoto do Supremo Senhor Vishnu, ou Krishna.
Deus é absoluto, não existe diferença entre Ele, Sua forma transcendental, Seus santos nomes, Seu Reino Divino, Seus passatempos extáticos, assim por diante. Assim, Ele investiu todo Seu poder divino em Seus santos nomes transcendentais, os quais nos concedeu pessoalmente, nesta era de degradação em que vivemos, para podermos alcançar a perfeição máxima de revivermos nossa relação amorosa eterna com o Senhor, e possamos retornar ao Lar, de volta ao Supremo.
Deus aparece em todas as eras da criação para restabelecer a Religião pura. Quando não vem pessoalmente, Ele manda Seus "missionários" divinos, como o nosso Senhor Jesus Cristo, e muitos outros. Todas aparições de Deus no mundo material são descritas nos Vedas.
Krishna veio pessoalmente aqui na Terra há aproximadamente 5.300 anos. Ele veio em Sua forma pessoal suprema junto com todas Suas expansões, energias, companheiros, semideuses, Seu Reino Divino e tudo mais. Krishna veio justamente para aliviar a carga demoníaca do planeta e restabelecer a Religião pura. Esse advento divino aconteceu no fim da era passada e começo da era atual, Kali-yuga. A presente era em que vivemos é a era do ferro, da degradação, da corrupção, da hipocrisia e das desavenças. Uma das características de Kali-yuga é que as pessoas perdem muito a capacidade intelectual, por isso é necessária a escrita. Por isso, Krishna também aparece em Sua "encarnação literária", o grande sábio Vyasa, ou Sri Krishna Dwaipayana Vyasadeva, ou Srila Vyasadeva. Vyasa passa a Verdade Absoluta da sabedoria Védica para a forma escrita (em sânscrito). Ele divide os Vedas em quatro livros, e também escreve várias outras literaturas Védicas para facilitar a compreensão das pessoas desta era, com pouca capacidade intelectual.
Assim, o Senhor Sri Krishna depois que retorna para Seu Reino Divino eterno, fica na forma da literatura Védica, especialmente na forma de duas Escrituras Sagradas principais que são Bhagavad-gita e Srimad Bhagavatam.
O Bhagavad-gita é o resumo de toda a sabedoria Védica que foi falado pessoalmente pelo Senhor Sri Krishna durante Sua presença na Terra. Bhagavad quer dizer Deus e Gita quer dizer canto, assim, o Bhagavad-gita é o Canto do Doce Senhor em pessoa, para livrar todos os seres vivos do sofrimento da ilusão e ignorância. É a Palavra de Deus ao vivo e em cores, pois foi falado pessoalmente por Deus, são as palavras que emanam da boca de lótus de Deus, o alimento para a alma.
E o Srimad Bhagavatam é Deus na forma de Livro, pois descreve em detalhes todos os aspectos da Suprema Personalidade de Deus. Descreve cientificamente todo o processo da Criação, todos os sistemas planetários com seus habitantes, várias Histórias Sagradas dos grandes sábios e grandes devotos do Senhor, as principais Encarnações de Deus no mundo material, e a parte mais confidencial que são os Passatempos Divinos da Suprema Personalidade de Deus, o Supremo Senhor Sri Krishna.
O Supremo Senhor Sri Krishna aparece outra vez durante Kali-yuga em Seu aspecto mais sublime, mais confidencial e mais misericordioso que é Sri Chaitanya Mahaprabhu. O advento do Senhor Chaitanya foi de 1486 a 1534 na Bengala Ocidental (Índia). E Ele inaugurou o processo de yoga para esta era, que é sankirtana-yajña, o canto coletivo dos santos nomes de Deus. Essa é a misericórdia magnânima do Senhor Chaitanya que concede a todos sem distinção e gratuitamente a perfeição mais elevada do Amor Divino, por meio desse "sacrifício" simples e fácil, que é cantar os santos nomes de Deus. Ele traz a Si mesmo na forma do maha-mantra Hare Krishna.
Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu também é considerado a "Encarnação Disfarçada" de Krishna, ou "Encarnação Oculta" de Krishna. Ele é o próprio Krishna que vem na forma de Seu próprio devoto, é Krishna disfarçado como Seu próprio Devoto, que vem justamente para dar ao Universo inteiro a perfeição mais elevada da existência, que é reviver a relação de amor puro com Deus, por meio de Seu exemplo pessoal. O Senhor Chaitanya também vem acompanhado de todos Seus Companheiros transcendentais, Suas Expansões, energias, devotos, semideuses, grandes sábios, Seu Reino Divino, e tudo mais.
Como afirma o Srimad Bhagavatam (Bhag. 11.5.32):
krsna-varnam tvisakrsnam
sangopangastra-parsadam
yajnaih sankirtana-prayair
yajanti hi su-medhasah
"Nesta Era de Kali, as pessoas dotadas com inteligência suficiente adorarão o Senhor, que está acompanhado pelos Seus companheiros, por meio da realização do sankirtana-yajña". Outros yajñas (sacrifícios) prescritos nas literaturas Védicas não são fáceis de executar nesta Era de Kali, mas o sankirtana-yajña é fácil e sublime para todos os propósitos.
Hare Krishna é uma parte do maha-mantra Hare Krishna. Mantra quer dizer fórmula mística, é uma fórmula mística divina que serve para libertar a mente do ser vivo condicionado na matéria. É uma vibração sonora divina que serve para purificar nossa existência condicionada. Portanto, o maha-mantra Hare Krishna é a grande oração divina para purificar nossa existência, que nos foi dada pelo Senhor em pessoa. Como o próprio Senhor Jesus Cristo ensinou na oração que nos concedeu: "Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome".
O processo de cantar Hare Krishna portanto nos é presenteado pelo Senhor em pessoa na forma de Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu.
Podemos reviver nossa relação amorosa eterna com Deus simplesmente por cantar o maha-mantra Hare Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
O significado do maha-mantra Hare Krishna é: "Meu querido Doce Senhor, por favor me aceite em Sua energia de Amor. Meu querido Doce Senhor, por favor me ocupe em Sua energia de Amor".
Hare que dizer "Energia de Amor" de Deus. Hare, a energia de amor divino, é representada em Sri Radha, a personificação do Amor Divino, que é o aspecto feminino de Deus. Hare, ou Radha, é a Companheira Divina eterna de Krishna, Sua Metade transcendental, Sua Amante Suprema, a Suprema Personalidade do Amor Divino, que é Ele próprio também.
Rama é outro Nome de Sri Krishna que quer dizer a fonte ilimitada do prazer real.
A expressão "Hari Bol" quer dizer cante os santos nomes de Deus. Hari é um Nome de Deus, quer dizer "Aquele que rouba o seu coração, com o Amor Divino", e Bol quer dizer "cante". Então, Hari Bol quer dizer cante: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
O Senhor Chaitanya Mahaprabhu deixou uma linha de Mestres Divinos, Seus companheiros eternos, que propaga o Seu Movimento Sankirtana, ou Movimento Hare Krishna, em todo o planeta até os dias de hoje. Essa Linha do Senhor Chaitanya é conhecida como Sri Gaudiya Vaishnava Sampradaya. Sampradaya quer dizer sucessão discipular, ou seja, é o Conhecimento Absoluto que passa de mestre para discípulo sucessivamente, desde o início da criação do universo.
E o grande mestre espiritual que satisfez o desejo do Senhor Chaitanya de propagar o Movimento Hare Krishna no mundo inteiro foi Sua Divina Graça Sri Srimad Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada, ou Swami Prabhupada, que pela Graça do Senhor Chaitanya veio para o Ocidente (Nova York) em 1965 e fez a "revolução" Hare Krishna no planeta inteiro, por seu poder divino. Srila Prabhupada também realizou a tarefa formidável de traduzir do sânscrito para o inglês toda a literatura Védica principal, Bhagavad-gita Como Ele É, Srimad Bhagavatam, Sri Chaitanya Charitamrita, "Krishna, a Suprema Personalidade de Deus", Néctar da Devoção, Néctar da Instrução, Sri Ishopanishad, e muitos outros. É um Tesouro Divino de valor incalculável, e foi um dos grandes presentes de Prabhupada para a humanidade.
A importância do cantar do Santo Nome do Senhor é afirmada nos seguintes versos do Srimad Bhagavatam (12.3.51-52):
kaler dosa-nidhe rajann
asti hy eko mahan gunah
kirtanad eva krsnasya
mukta-sangah param vrajet
krte yad dhyayato visnum
tretayam yajato makhaih
dvapare paricaryayam
kalau tad dhari-kirtanat
"O fator mais importante desta Era de Kali, que é um oceano de defeitos, é que a pessoa pode se livrar de toda contaminação e se tornar elegível para entrar no reino de Deus simplesmente por cantar o maha-mantra Hare Krishna. A auto-realização que se alcançava no milênio Satya pela meditação, no milênio Treta pela realização de vários sacrifícios e no milênio Dwapara pela adoração ao Senhor Krishna pode ser alcançada na Era de Kali simplesmente por cantar os Santos Nomes, Hare Krishna".
O Movimento Hare Krishna não tem nada a ver com Hinduísmo, as palavras "hindu" e "hinduísmo" simplesmente não existem na literatura Védica. Como estamos na era da degradação, a tendência de tudo é se degradar, portanto, o Movimento Hare Krishna do Senhor Chaitanya não está vinculado a nenhuma instituição religiosa mundana, ou qualquer instituição social ou política.
Temos que nos abrigar na autoridade autêntica que é formada pelo "tripé" Guru, Shastra e Sadhu. Claro que os três autênticos. Guru é o mestre espiritual autêntico, Shastra são as Escrituras Sagradas autênticas e Sadhu são os santos autênticos. Temos que evitar os farsantes, enganadores, imitadores, aproveitadores, oportunistas, exploradores, ou todo tipo de "religioso" profissional, ou instituição religiosa profissional. Infelizmente, agora, o mundo está repleto.
O próprio Srimad Bhagavatam começa por rejeitar categoricamente toda "religião" motivada materialmente, ou seja, com interesses egoístas (Bhag. 1.1.2).
Quem quiser conhecer melhor a Ciência Teísta da Consciência de Krishna, ou a autêntica Religião Vaishnava, deve começar pelo Bhagavad-gita que está disponível em português no link:
Bhagavad-gita Como Ele É (Volume 1)
(http://www.nitaigaura.xpg.com.br/gita_br.html)
Quem quiser conhecer melhor sobre a Vida e Ensinamentos do Senhor Chaitanya, o "fundador" do Movimento Hare Krishna deve ler "O Vulcão Dourado do Amor Divino" e depois "Sri Chaitanya Shikshamritam", nos seguintes links:
Vulcão Dourado do Amor Divino
(http://www.nitaigaura.xpg.com.br/vulcaodourado.html)
Sri Chaitanya Shikshamritam (volume 1)
(http://www.nitaigaura.xpg.com.br/xikxa01.html)
Todos os Livros Sagrados que Srila Prabhupada presenteou à humanidade podem ser encontrados em sua forma original em inglês no link:
Book Archive (http://bvml.org/books)
Também, vários outros Livros Sagrados originais dos Mestres Espirituais autênticos da Linha do Senhor Chaitanya, nesse mesmo link acima.
Em português, podemos encontrar alguns Livros Sagrados originais de Srila Prabhupada, bem como dos Mestres Espirituais autênticos da Linha do Senhor Chaitanya no link:
Nitai Gaura Hari Bol - Livros e Néctar
(http://www.nitaigaura.xpg.com.br/livros.html).

Cante o maha-mantra Hare Krishna, e seja feliz:
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare


Segue a Introdução e o Prefácio do Livro "KRISHNA, a Suprema Personalidade de Deus" de Srila Prabhupada, para complementar esta descrição:


Versão em Português
Visvavandya Dasa
São Paulo - SP - Brasil
20 de maio de 2010
Visvavandya Dasa é um discípulo autêntico (e sincero) de Srila Prabhupada, que recebeu a iniciação pessoalmente de Prabhupada no Festival do Senhor Chaitanya de 1976, Templo Krishna-Balarama Mandir em Sri Vrindavana Dhama, Índia. É um sacerdote brahmana, filósofo Vaishnava e teólogo Védico, além de tradutor inglês/português.
Visvavandya Dasa é membro da ISKCON verdadeira de Srila Prabhupada, ou seja, International Society for Krishna Consciousness (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), original autêntica, que é na verdade o "corpo" de Srila Prabhupada. Foi pioneiro do Movimento Hare Krishna no Brasil, também um dos líderes. É um dos pouquíssimos discípulos de Prabhupada que seguiu a última instrução de Prabhupada.
http://www.nitaigaura.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário