Por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador Acharya da Iskcon
A vibração Transcendental estabelecida pelo canto de Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna
Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare é o método sublime para revivermos nossa
consciência de Krishna. Como almas espirituais vivas, somos todos originalmente entidades conscientes
de Krishna, porém, devido à nossa associação com a matéria desde tempos imemoriais, nossa consciência
está agora poluída pela atmosfera material. A atmosfera material, na qual estamos vivendo agora, é
chamada maya, ou ilusão. Maya significa quilo que não é. E que é esta ilusão? A ilusão é que todos nós
estamos tentando ser os senhores da natureza material, enquanto na verdade estamos sob as garras de
suas estritas leis. Quando o servo artificialmente tenta imitar o amo todo-poderoso, isto chama-se ilusão.
Neste poluído conceito de vida, estamos todos tentando explorar os recursos da natureza material, mas
realmente estamos ficando mais e mais enredados em suas complexidades. Portanto, embora estejamos
ocupados numa árdua luta por conquistar a natureza material poderá imediatamente acabar ao revivermos
nossa consciência de Krishna.
A consciência de Krishna não é um artifício imposto à mente; esta consciência é a energia original da
entidade viva. Quando escutamos a vibração transcendental, esta consciência é revivida. E, para esta
era, as autoridades recomendam este processo. Por experiência prática também, a pessoa pode
perceber que, cantando este maha-mantra, ou o Grande Cântico da Libertação, ela pode de imediato
sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. E quando estiver realmente no plano
de compreensão espiritual superando as fases dos sentidos, mente e inteligência -, ela situa-se no plano
transcendental. Este canto de :
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
é diretamente decretado da plataforma espiritual, e assim, esta vibração sonora ultrapassa todas as
camadas de consciência inferior a saber, sensual, mental e intelectual. Não há necessidade, portanto,
de compreender a linguagem do mantra, tampouco há alguma necessidade de especulação mental ou
qualquer ajuste intelectual para cantar este mantra. Ele surge automaticamente do plano espiritual, e
nesse caso,sem nenhuma qualificação prévia, qualquer pessoa pode tomar parte no canto e dançar
em êxtase.
Temos visto isso na prática. Até mesmo uma criança pode tomar parte no canto, e inclusive um cão
pode participar. É claro que para alguém que está muito enredado na vida material, leva um pouco
mais de tempo para ele chegar ao ponto ideal, mas mesmo esse homem materialmente absorto
eleva-se à plataforma espiritual mui rapidamente. Quando um devoto puro do Senhor canta o
mantra com amor, o mantra exerce grande efeito sobre os ouvintes, e nesse caso, este canto deve
ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que se possam alcançar os efeitos
imediatos. Tanto quanto possível, o canto dos lábios de não-devotos deve ser evitado. O leite
tocado pelos lábios da serpente tem efeitos venenosos.
A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor, e as palavras Krishna e Rama
são formas de se dirigir ao próprio Krishna. Tanto Krishna quanto Rama significam o “prazer
supremo”, e Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, modificada para Hare no vocativo.
A suprema energia de prazer do Senhor ajuda-nos a alcançar o Senhor.
A energia material, chamada mayaé também uma das multifárias energias do Senhor. E nós,
as entidades vivas, também somos uma energia – a energia material – do Senhor. As entidades
vivas são descritas como superiores à energia material. Quando a energia superior está em
contato com a energia inferior, uma situação incompatível surge, mas quando a energia
marginal superior está em contato com a energia superior, chamada Hara, a entidade viva
se estaberlece em sua condição normal e feliz.
Estas três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do
maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor e Sua energia
interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente
como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a
graça do supremo pai Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta este mantra
sinceramente.
Nenhum outro método de percepção espiritual, portanto, é tão eficaz nesta era quanto
o canto do maha-mantra:
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare.
Hare Krishna.
http://prabhupadavanirj.com.br/maha_mantra_24.html
O Maha Mantra Hare Krsna
HARE KRSNA
HARE KRSNA
KRSNA KRSNA
HARE HARE
HARE RAMA
HARE RAMA
RAMA RAMA
HARE HARE
O Maha Mantra
No Srimad-Bhagavatam (2.1.11), se realça muito fortemente a importância de se cantar Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Ali Sukadeva Gosvami diz a Maharaja Pariksit: “Meu querido rei, se uma pessoa está espontaneamente apegada ao cantar do maha-mantra Hare Krsna, deve-se concluir que ela já ela já alcançou a fase de perfeição máxima.” Menciona-se especificamente que os karmis
que ambicionam os resultados fruitivos de suas atividades, os
salvacionistas que ambicionam perfeições místicas, poderão alcançar os
resultados de todas as fases de perfeição se simplesmente cantarem o maha-mantra. Sukadeva usa a palavra nirnitam,
que significa: “já está decidido”. Ele era uma alma liberada e por isso
não podia aceitar nada que não fosse decisivo. Assim, Sukadeva Gosvami
realça especialmente que já se concluiu que se deve considerar que a
pessoa que tenha chegado ao estágio de cantar o mantra hare krsna com determinação e constância já passou pelas provações das atividades fruitivas, da especulação mental e da yoga mística.
No Adi Purana Krsna
confirma a mesma coisa. Ao se dirigir a Arjuna, Ele diz: “Deve-se
considerar que qualquer pessoa que se dedique a cartar Meu nome
transcendental está sempre se associando comigo. E posso Lhe dizer
francamente que para um devoto dessa categoria Eu Me torno facilmente
adquirido.”
No Padma Purana
também se declara: “O cantar do mantra Hare Krsna só se faz presente nos
lábios de uma pessoa que por muitos nascimentos tenha adorado
Vasudeva.” Diz-se ainda no Padma Purana: “Não há diferença entre o santo
nome do Senhor e o próprio Senhor. Como tal, o santo nome é tão
perfeito como o próprio Senhor em plenitude, pureza e eternidade. O
santo nome não é uma vibração sonora material, tampouco tem nenhuma
contaminação material.” Portanto, uma pessoa que não tenha conseguido
purificar seus sentidos não pode cantar o santo nome inofensivamente. Em
outras palavras, os sentidos materialistas não podem cantar
convenientemente os santos nomes do maha-mantra Hare Krsna. Mas aquele
que adota este processo de cantar recebe a oportunidade de se purificar
realmente para que possa muito brevemente cantar inofensivamente.
Caitanya Mahaprabhu recomenda
que todos cantem o mantra Hare Krsna justamente para limpar a poeira do
coração, então poderemos realmente compreender a importância do santo
nome. Para pessoas que não se sintam inclinadas a limpar a poeira de
seus corações e queiram conservar as coisas como estão, não é possível
conseguir o resultado transcendental que se alcança com o cantar do
Mantra Hare Krsna. Por isso, devemos nos animar a desenvolver nossa
atitude de serviço para com o Senhor, porque isto nos ajudará a cantar
sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual, o
discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço e ao mesmo tempo
a cantar o mantra Hare Krsna. Assim que desenvolvermos nossa atitude
espontânea de serviço, poderemos imediatamente compreender a natureza
transcendental dos santos nomes do maha-mantra. (Néctar da Devoção,
Capítulo Treze)
Japa-mala.
Como Entoar os Mantras?
Qualquer um pode entoar (cantar) o maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Para começar, você pode simplesmente repetir o mantra ou cantá-lo seguindo a melodia que preferir. Não há regras rígidas para o cantar dos santos nomes. O importante é pronunciar claramente e ouvir atentamente o som. Quanto mais cantar e ouvir os santos nomes, mais sentirá o efeito purificador do maha-mantra.
Normalmente quando os devotos cantam juntos, uma pessoa lidera o canto, com a melodia de sua escolha, e os demais respondem. Esse canto dos santos nomes em grupo é chamado de kirtana. Você encontrará belos kirtanas com download gratuíto na Internet.
Você pode também entoar o mantra suavemente para si mesmo, de forma contínua. Esse tipo de prática é chamada de japa e normalmente é feita com a ajuda de um rosário de 108 contas, chamado japa-mala. Para cada conta canta-se uma vez o mantra. 108 contas cantadas é “uma volta”. Devotos iniciados fazem um voto de cantar no mínimo 16 voltas por dia. Muitas pessoas consideram as primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, como sendo os mais agradáveis para essa prática.
Jaiva Dharma Cap.20
Nama é aprakrta-caitanya-rasa (um estado transcendental de doçura), e dentro do nama
não há qualquer resquício de consciência mundana. Quando a jiva
devotada torna-se purificada através de bhakti e oferece serviço a
sri-hari-nama, sri-nama pessoalmente manifesta-se em sua língua. Nama não pode ser aceito com sentidos materiais. (Jaiva Dharma cap.20)
Civilização e Transcendencia cap. 7
No
mundo relativo, a palavra água e a substância água são diferente.
Quando estou sedento, se apenas digo “água, água, água”, não saciarei
minha sede. Preciso de água verdadeira. Esta é a natureza do mundo
relativo e da consciência relativa. Porém, no mundo espiritual, ou em
consciência espiritual, o nome não é diferente do objeto que ele
denomina, Por exemplo, estamos cantando Hare Krsna. Se Krsna fosse
diferente do cantar de Hare Krsa, então como poderíamos estar
satisfeitos cantando o dia inteiro? Essa é a prova. Um nome qualquer –
se você canta: “João, João”, depois de cantar três vezes, já não agüenta
mais. Porém, este maha-mantrra Hare Krsna – se você continuar cantando
vinte e quatro horaas por dia jamais se cansará. Essa é a natureza
espiritual da Verdade Absoluta. Isso é prático. Qualquer um pode
perceber isso. (site Krsna.com em português)
http://jornalharekrsnabrasil.blogspot.com.br/p/o-maha-mantra-hare-krsna.html
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