Maha Mantra - Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja



हरे कृष्णा हरे कृष्णा कृष्णा कृष्णा हरे हरेहरे राम हरे राम राम राम हरे हरे 

Hare krsna Hare krsnakrsna krsna Hare HareHare Rama Hare RamaRama Rama Hare Hare


No Adi Purana:

Krsna ao se dirigir a Arjuna, Ele diz: “Deve-se considerar que qualquer pessoa que se dedique a cartar Meu nome transcendental está sempre se associando comigo. E posso Lhe dizer francamente que para um devoto dessa categoria Eu Me torno facilmente adquirido.”

Jaiva Dharma Cap.20:

Nama é aprakrta-caitanya-rasa (um estado transcendental de doçura), e dentro do nama não há qualquer resquício de consciência mundana. Quando a jiva devotada torna-se purificada através de bhakti e oferece serviço a sri-hari-nama, sri-nama pessoalmente manifesta-se em sua língua. Nama não pode ser aceito com sentidos materiais.

Como cantar o Maha Mantra?

Qualquer um pode entoar (cantar) o maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.Para começar, você pode simplesmente repetir o mantra ou cantá-lo seguindo a melodia que preferir. Não há regras rígidas para o cantar dos santos nomes. O importante é pronunciar claramente e ouvir atentamente o som. Quanto mais cantar e ouvir os santos nomes, mais sentirá o efeito purificador do maha-mantra.Normalmente quando os devotos cantam juntos, uma pessoa lidera o canto, com a melodia de sua escolha, e os demais respondem. Esse canto dos santos nomes em grupo é chamado de kirtana. Você encontrará belos kirtanas com download gratuíto na Internet.Você pode também entoar o mantra suavemente para si mesmo, de forma contínua. Esse tipo de prática é chamada de japa e normalmente é feita com a ajuda de um rosário de 108 contas, chamado japa-mala. Para cada conta canta-se uma vez o mantra. 108 contas cantadas é “uma volta”. Devotos iniciados fazem um voto de cantar no mínimo 16 voltas por dia. Muitas pessoas consideram as primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, como sendo os mais agradáveis para essa prática.



COMO CANTAR JAPA

Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga.

Prezador Leitores,

Haribol!

Segue a transcrição de um belo comentário de Srila Gurudeva. Ele explica o significado do mahamantra e como devemos cantá-lo para obter a perfeição. 

Devemos tentar abandonar todos os nossos anarthas (coisas indesejáveis). Bhaktivinoda Thakura está dizendo aqui:

- Se você quiser que seu cantar seja perfeito, terá que seguir algumas coisas, algumas regras. Quando estiver cantando, tome cuidado para que sua mente esteja unidirecionada. Tente controlar sua mente e não deixe que ela vá daqui para lá. Ela deve ser unidirecionada. Quando estiver cantando, você deve conhecer e meditar no significado do mantra que o Guru disse. A mente deve estar unidirecionada neste significado. Você deve fazer assim. Pratique com tolerância, não fique desapontado ou com pressa. 

Ele (Bhaktivinoda Thakura) está dizendo que você deve ser uni direcionado. Tente controlar a sua mente com o cantar dos santos nomes. Como fazer isso? Você deve tentar pensar no significado do Nome Hari. Hari significa “Aquele que pega todos os nossos pecados, todas as nossas coisas indesejáveis”, Ele também atrai nossa mente. E Srimati Radhika atrai a mente de Krsna através de Suas belas atividades a Krsna, de Seu serviço a Ele. Seu comportamento e palavras são tão doces… Ela pode muito facilmente conquistar o coração de Krsna. 

Assim, na hora de cantar ‘Hare Krsna’, você deve tentar saber o significado desse mantra. Quem é a Deidade Adorável neste mahamantra? É Radha e Krsna. Primeiro Radha e depois Krsna (Hare / Krsna). E você deve tentar se lembrar dos doces passatempos de Krsna. Há pessoas que não controlam suas mentes, e a mente sempre vaga daqui para lá. Coisas inúteis surgem na mente, por isso devemos permanecer na associação de vaisnavas de alta classe, isto é muito essencial. Então, através da misericórdia deles, poderemos controlar a mente. 

Saucham, o que isso significa? Pureza. Devemos nos limpar, tomar banho, e isso limpará o seu corpo. Mas o que devemos fazer é purificar nossos corações, devemos tentar fazer isso. Assim, os seis inimigos – kama, krodha, lobha, moha, madha, matsarya – não ficarão aqui. O que são os seis inimigos? Luxúria, ira, avareza, ilusão, inveja, loucura. Não tenham inveja, e tentem não criticar ninguém, nenhum vaisnava. Tente criticar sua própria mente e a si mesmo, não os outros. Você deve tentar controlar sua mente para que ela não fique indo aqui e ali. Tente ficar muito longe de desejos mundanos e gratificação dos sentidos. Isso é tudo.

Maunam: Quando estiver cantando, não fale com ninguém. Pelo menos durante uma hora você deve permanecer em silêncio (cantando com concentração), sem falar com ninguém. Tente seguir essas coisas. Assim, você deve ser unidirecionado, lembrar de Radha e Krsna, que são as Deidades do mantra, e lembrar-se de Seus passatempos. 

Não cante rápido “Hare krsna hare krsna”, nem pule algumas palavras “Hare krsna, hare hare”, não cante ‘hare krsna rama’, não faça isso. 

Não tente encurtar as coisas. Tente falar o nome completo: Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, e na mente, siga as instruções que eu falei. 

Não fale. Se for falar algo, que seja sobre o Nome, sobre o Guru, ou Vaisnavas, mas apenas se for essencial para algum serviço. De outro modo, não faça isso. Nesse momento, não fale coisas tolas, coisas mundanas. Apenas tente fazer o que foi dito aqui. 

Avyagrata: Não tenha pressa. Não deixa que a mente seja chanchala, vacilante, oscilante. Com tolerância, cante 

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Não seja desanimado. Não pense: “Eu não posso fazer isso, eu não posso fazer isso”, você deve pensar: “Pode até demorar, mas eu terei krsna-prema”. 

utsähän niçcayäd dhairyät

tat-tat-karma-pravartanät

saìga-tyägät sato våtteù

ñaòbhir bhaktiù prasidhyati

Tenha sempre entusiasmo. Certamente krsna-prema se manifestará, certamente Krsna concederá Sua misericórdia sobre você. Todos os sadhakas devem se lembrar desse significado:

Hare Krsna Hare Krsna: é o encontro de Radha e Krsna. 

Krsna Krsna Hare Hare: aqui há separação. 

Quando Radhika e Krsna se encontram há esse humor de união, e algumas vezes há separação. Você pode dizer que há humor de separação no Radha Kunda ou não? 

(pergunta em Hindi)

Devoto: Gurudeva está perguntando se há sentimento de separação no Radha Kunda, já que este é o local de encontro eterno.

Gurudeva: Quem pode responder?

Sripad Damodara Maharaja: Krsna nunca deixa Vrndavana, então como ele pode deixar o Radha Kunda? Em uma concepção, podemos pensar que Krsna está sempre no Radha Kunda, e outra idéia é que tudo existe no Radha-kunda, e por isso o humor de separação também deve estar lá. 

Gurudeva: Como pode haver humor de separação, sentimento de separação?

Sripad Damodara Maharaja: É por que no Radha-kunda tudo está presente, então humor de separação deve estar lá também. 

Gurudeva: O que ele está dizendo?

Brajanath das: Que no Radha-kunda todos os humores existem, então é como no Prema-sarovara.

Devoto: Radharani possui madhanakya-maha-bhava, e sempre sente separação de Krsna.

Gurudeva: Muito bom. Muito obrigado. 

No encontro haverá separação. Também haverá maan, e há muitos tipos de maan. O Radha-kunda possui todas as coisas (sentimentos), então isso é completo no Radha-kunda. No encontro haverá separação. Como? Srimati Radhika está sentada no colo de Krsna, e ainda assim, sente separação: “Onde está Krsna? Onde está Krsna?”

Todos os humores – de sraddha até madhanakya-maha-bhava – estão lá. Então, estão também no Nome. 

Hare Krsna Hare Krsna: encontro

Krsna Krsna Hare Hare: separação

Hare Rama Hare Rama: encontro

Rama Rama Hare Hare: separação.

Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu todos os significados. Então tente seguir todas essas coisas em ordem. 

A Deidade predominante deste mahamantra é meu Raksaka, meu Protetor. Sempre considere que o Nome Hare Krsna, o Maha-mantra, é seu protetor, que cuida de você sempre.

Todos esses humores devem existir, e assim, o praticante será sempre destemido. Até mesmo um tigre foi atrás de Raghunatha Dasa Gosvami, mas ele nem percebeu quando o tigre veio, nem quando foi embora. Todos os rsis e munis (sábios renunciados) praticam assim nas florestas densas. Se uma serpente vier enquanto estiver cantando, você deve pensar: “Krsna, este Nome é meu salvador, e irá me proteger!”

Não fique desapontando, pense: “Ele está sempre comigo! Krsna e Radhika! Para satisfazer minha Deidade Adorável (Radha e Krsna), eu devo cantar este mantra, ou o Gopala-mantra, ou qualquer outro, 10 vezes ou 108 vezes.”

Isso se chama nyasa, propriedade, qualidade. E tomando refúgio da Deidade Adorável deste mantra, que é Radha-Krsna, ou Gopala, depende do mantra que estiver sendo entoado, devemos orar: “Ó, eu sou muito caído. Estou sofrendo, e devo me refugiar em Krsna. Eu não tenho nada, tudo, minha vida, honra, fama, riqueza, reputação, é de Krsna.”

Assim, dedique tudo aos pés de lótus da Deidade daquele mantra, e se alguém fizer exatamente assim, terá êxito e será perfeito nessa prática. Portanto, tente seguir todas essas coisas. 

(pergunta em Hindi)

Você deve tentar cantar o Nome ou cantar o Mantra meditando nele, e então verá que pode realizar algo e seu cantar do Nome será perfeito.

GAURA PREMANANDE!

Hari Hari Bol! 

Tradução: Acyuta Priya dasi.




Meditações Significativas

São Francisco, Califórnia: 14 de Junho de 2007
[Enquanto Srila Narayana Maharaja esteve hospedado em São Francisco, entre 12 e 14 de Junho (antes do seu Festival de Bhakti-yoga começar no dia 15), regularmente, ele caminhava pela manhã – cantava sua japa e falava com os devotos, também. Logo depois, ao voltar da caminhada, ele dava diariamente dez minutos de audiência (chamado `darsana') em seu quarto, momento no qual respondia perguntas dos devotos. O seguinte é uma transcrição de um darsana da manhã:] 

[Sripad Nemi Maharaja:] A primeira vez que você veio para os países ocidentais, você disse que quando os devotos cantam japa (o cantar de Hare Krsna nas contas), eles podem dividir a meditação deles em quatro partes – uma das partes é lembrar-se do parikrama de Vraja Mandal (a visita aos lugares sagrados em Vrndavana onde Krsna realizou Seus passatempos transcendentais) ... [Srila Narayana Maharaja:] Esta instrução é para as pessoas de uma maneira geral. Àqueles que estão, agora, iniciando o cantar, eles podem se lembrar do parikrama de Vraja Mandal. Eles podem realizar o parikrama de Govardhana e de Vrndavana em suas mentes, e podem oferecer flores para todas as Deidades, dali. Àqueles que são mais elevados irão meditar nos passatempos correspondentes aos diferentes nomes de Sri Krsna.tan-nama-rupa- caritadi- sukirtananu-smrtyoh kramena rasana-manasi niyojyatisthan vraje tad-anuragi jananugamikalam nayed akhilam ity upadesa-saram["A essência de todo o conhecimento, é que deve-se utilizar todo o seu tempo - vinte e quatro horas por dia - em cantar cuidadosamente e lembrar-se dos divinos nomes do Senhor, de Sua forma transcendental, qualidades e passatempos eternos, e desse modo ocupar gradualmente a língua e a mente. Desta maneira, deve-se viver em Vraja e servir a Krsna sob a guia dos devotos. Deve-se seguir os passos dos amados devotos do Senhor, que estão profundamente fixos em Seu servico devocional." (Néctar da Instrução, verso 8)]Enquanto eles cantam o nome de Krsna, o nome de Damodara, o nome de Govinda, ou o nome de Gopinatha, eles se lembrarão dos doces passatempos daquelas Deidades. Quando cantamos o nome de Govinda, que doces passatempos devemos nos lembrar? Devemos nos lembrar de Sua `dança da rasa' com as gopis. Qual é o significado de Gopinatha? A parte especial na `dança da rasa' em que Krsna é controlado pelas gopis, e Ele está implorando pelo amor delas.

É citado no Srimad-Bhagavatam (10.32.22):na paraye 'ham niravadya-samyujamsva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vahya mabhajan durjara-geha- srnkhalahsamvrscya tad vah pratiyatu sadhuna["Eu não sou capaz de reparar Minha dívida pelos seus imaculados serviços, mesmo durante a duração de uma vida de Brahma. Sua conexão comigo está além de qualquer reprovação. Vocês têm me adorado cortando todos os seus laços familiares, que são difíceis de quebrar. Por esta razão, suas próprias ações gloriosas serão sua recompensa." ]Krsna diz as gopis, "Eu não posso reparar vocês." Este é Gopinatha. Sri Krsna como Madan-mohan é muito belo. Ele é o filho de Yasoda e de Nanda Baba, é O Cupido dos cupidos. Pode se lembrar que Mae Yasoda tentou amarrá-Lo, e Ele estava chorando. Este é Madan Mohan. Deste modo, deveríamos nos lembrar d' Ele. Àqueles que são mais avançados podem se lembrar da asta-kaliya- lila (Seus passatempos durante o período de vinte e quatro horas) de Krsna, e àqueles que ainda são muito mais elevados podem se lembrar de algo além. Não é que haja uma instrução específica ou meditação para todos. Os devotos deveriam se lembrar de acordo com o seu grau e qualificação em bhakti (devocao).[Savitri dasi (introduzindo um rapaz):] Ele é da Bélgica. Eu o encontrei ontem na lavanderia e falei com ele. Ele esta fazendo meditação e yoga, e ele entende a filosofia. [Srila Narayana Maharaja (para o rapaz):] Você pode meditar em meu pai? [Rapaz:] Eu não entendo o que você está dizendo. [Srila Madhava Maharaja:] Gurudeva está dizendo se você pode meditar no pai dele.[Rapaz:] Não.[Srila Narayana Maharaja:] Então, como pode voce meditar no Senhor Supremo? Você ja o viu? [Rapaz:] Não.[Srila Narayana Maharaja:] Nesta era de ferro, Kali-yuga (a era de desavenças e hipocrisia), * inicie o cantar dos nomes do Senhor Supremo. Assim, Sri Krsna irá lhe dar um vislumbre de uma visão d'Ele, e então você poderá meditar n'Ele. Em Kali-yuga, não há possibilidade de iniciar pela meditação. Ela vem por último.

Você conhece um garoto negro, que toca Sua flauta e brinca com Suas vacas e amigos em Vrndavana? [Rapaz:] Não.[Srila Narayana Maharaja (para Savitri dasi):] Você deveria explicar todas estas verdades para ele. Ensine ele como meditar, como a cantar e lembrar-se.

Sem cantar, você não pode ser feliz em nenhum momento de sua vida. Você sabe quem lhe criou? Quem lhe deu inteligência?

[Rapaz:] A Natureza.[Srila Narayana Maharaja:] Não; não foi a natureza. Por que motivo a natureza não deu aos animais a mesma inteligência que lhe concedeu? O Senhor Supremo é muito misericordioso. Você pode cantar o Seu nome, daí a meditação virá, e gradualmente irá se desenvolver.

Gaura premanande hari hari bol!.Conselho Editorial: Pujyapad Madhava Maharaja, Sripad Brajanath dasa e Sri Prema Prayojana dasaTranscrição: Vasanti dasiDigitação: Anita dasiRevisão: Krsna-kamini dasiEditoração: Syamarani dasi

Tradução: Govinda dasi[*Nota de rodape prayenalpayusah sabhyakalav asmin yuge janahmandah sumanda-matayomanda-bhagya hy upadrutah"Oh sábio, nesta era de ferro, de Kali, os homens têm vida curta. Eles são briguentos, preguiçosos, equivocados, sem sorte, e acima de tudo, sempre perturbados. " (Srimad-Bhagavatam 1.1.11)kaler dosa-nidhe rajannasti hy eko mahan gunahkirtanad eva krsnasyamukta-sangah param vrajet"Meu querido Rei, embora Kali-yuga seja um oceano de falhas, há ainda uma boa qualidade nesta era: Simplesmente por cantar o maha-mantra Hare Krsna, pode-se tornar livre do controle material e ser promovido para o reino transcendental. " (Srimad-Bhagavatam 12.3.51)krte yad dhyayato visnumtretayam yajato makhaihdvapare paricaryayamkalau tad dhari-kirtanat

Qualquer resultado que seja obtido em Satya-yuga através da meditação, em Tetra-yuga através da realização de sacrif ícios, e em Dvapara-yuga através do serviço aos pés de lótus do Senhor, em Kali-yuga pode ser obtido, simplesmente, através do cantar do maha-mantra Hare Krsna." (Srimad-Bhagavatam 12.3.52)



Nenhum comentário:

Postar um comentário