Asta Sakhis



Asta sakhis

As sakhis são de cinco tipos: eles são conhecidos como sakhis, nitya-sakhis, prana-sakhis priya-sakhis e parama-prestha-sakhis Entre eles, alguns são igualmente afetuoso com Radha e Krishna, enquanto alguns são tortos afetuoso para com eles.. Kusumita, Vindhya, Kunda lata, e são conhecidos como Dhanistha sakhis. Eles são mais afetuoso com Sri Krishna. Kasturi, Mani-manjari, etc, são nitya-sakhis, e eles são mais afetuoso com Sri Radhika. Portanto, eles são contados entre os sakhis torto afetuosos. Sasti-manjari, Vasanti, Lasika etc, são chamados de prana-sakhis. Sumadhya, Madana-lasa, etc, são chamados priya-sakhis. Os oito sakhis como Lalita, Visakha etc, são chamados param prestha sakhis. Embora essas oito sakhis são igualmente afetuoso com Radha e Krishna, ainda, por vezes, eles são mais afetuoso com Sri Radhika.



Descrições das Cores e vestidos das sakhis:
 


Lalita: (Svarupa Damodara em Gaura-lila), seu outro nome é Anuradha. Sua pele é amarelo brilhante bonito (gorocana). Seu vestido é a cor de penas de pavão. Nome de sua mãe é Saradi. Nome do pai dela é Bisoka. Seu marido chamado é Bhairava. Ela é de natureza aguda e contrário. Ela é 27 dias mais velha do que Radhika. Seus serviços incluem oferecendo nozes de betel e cânfora. Ela reside em Lalitananda Kunja, que se assemelha à cor do raio. Sua residência está situada no norte-lateral da forma de lótus Yogapitha consistindo de oito pétalas. Ratnaprabha, Ratikeli, Subhadra, Bhadrarekhika, Sumukhi, Dhanistha, Kalahamsi e Kalapini pertencem ao seu grupo.

 
Visakha: (Raya Ramananda em Gaura-lila), sua pele é de cor creme com um tom de vermelho. Seu vestido é enfeitado com estrelas. Ela é sobrinha de Jatila. Nome de sua mãe é daksina. Nome do pai dela é Pawan. Seu marido chamado é Bahika. Sua natureza é marginal. Ela nasceu ao mesmo tempo, como Radhika. Seu serviço é para decorar Radha e Krishna com panos e enfeites. Ela reside em nuvem cor-de-Visakhananda Kunja no lado norte da Yogapitha. Madhavi, Malati, Chandralekha, Kunjari, Harini, Chapala, Surabi, e Subanana pertencem a seu grupo.

  


Chitra: (Govindananda em Gaura-lila), ela tem uma pele bonita açafrão. Seu vestido é cristalino em cores. Nome de sua mãe é Charbika. Nome do pai dela é Chatura, que é o primo do Rei Vrsabhanu. Seu marido chamado é Pithra. Ela tem uma natureza gentil. Ela é 26 dias mais jovem que Radharani. Seu serviço é oferecer guirlandas de dentes a Radha e Krishna. Ela reside no maravilhoso Chitrananda Kunja, situado na parte oriental da Yogapitha. Rasalika, Tilakini, Souraseni, Sugandhika, Ramila, Kamanagari, Nagari, e Nagabelika pertencem a seu grupo.


 

Indulekha: (Basu Ramananda em Gaura-lila), sua pele é de cor amarela esverdeada, seu vestido é como flores de romã. Nome de sua mãe é Bela, nome de seu pai é Sagar. Seu marido chamado é Durbala. Ela tem uma natureza contrária. Ela é três dias mais jovem que Radharani. Seu serviço é oferecer mel. Ela reside em ouro cor-de-Purnedra Kunja na pétala sul-oriental da Yogapitha. Tungabhadra, Rasatunga, Rangawati, Sumangala, Chitralekha, Vichitrangi, Modani, e Madanalasa são as sakhis que pertencem ao seu grupo.






Champakalata: (Sivananda Sen em Gaura-lila); sua aparência é como a flor champaka. O vestido dela é como o pássaro Casa. Nome de sua mãe é Vatika, o nome de seu pai é Arama. Seu marido chamado é Chandaksa. Sua natureza é leve e suave. Ela é um dia mais jovem que Radharani. Seu serviço está oferecendo jóias e da camara. Ela reside em Kamalata Kunja situado na pétala sul do Yogapitha. Em seu grupo são: Kurungaksi, Sucharita, Manjali, Manikundala, Chandrika, Chandralatika, Kandukaksi, e Sumandira.





Rangadevi: (Govinda Gosh em Gaura-lila); sua aparência é como a de uma flor de lótus. Seu vestido é a cor da flor de hibisco. Nome de sua mãe é Karuna, o nome de seu pai é Ranga-sara. Seu marido chamado é Vakreksana. Sua natureza é de médio contrário. Ela é 17 dias mais jovem que Radharani. Seu serviço está oferecendo polpa de sândalo. Ela reside em azulado Rangadevi-kunja situado na pétala sul-ocidental da Yogapitha. As sakhis seguintes pertencem a seu grupo: Kalakanthi, Sasikala, Kamala, Madhura, Indira, Kandarpa Sundari, Kamalatika e Prema-manjari.


 


Tungavidya: (Vakresvara Pandita em Gaura-lila); sua pele é como kumkum misturada com cânfora e sândalo. Ela se veste em roupas amarelas. Nome de sua mãe é Medha. Nome do pai dela é Pauskara. Seu marido chamado é Valish. Sua natureza é mais liberal. Ela é cinco dias mais jovem que Radharani. Seu serviço está cantando e dançando. Ela reside na cor laranja Tungavidya-kunja situado na pétala ocidental da Yogapitha. Manjumedha, Sumadhura, Sumadhya, Madhureksana, Tanumadhya, Madhusyanda, Gunachuda, e sakhis Barangada pertencem ao seu grupo.




Sudevi: (Vasudeva Ghosh em Gaura-lila), a irmã gêmea de Rangadevi. Sua pele eo vestido é o mesmo que Rangadevi. Seu marido chamado é o irmão mais novo de Vakreksana. Ela tem uma natureza, afiado contrário. Seu serviço está oferecendo água. Ela reside em cor amarela Sudevi-kunja situado nas pétalas norte-ocidentais do Yogapitha. Kaveri, Charukabara, Sukesi, Manjukuhi, Harahira, Mahahira, Hara-kanti, e sakhis Manohara pertencem ao seu grupo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário